Presidente do TRE-PA e professor aposentado da UFPA são homenageados com a Medalha Serzedello Corrêa pelo TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) homenageou mais duas importantes personalidades paraenses com a mais alta honraria institucional, a Medalha Serzedello Corrêa, em sessão solene realizada na sexta-feira, 11, no Plenário Conselheiro Emílio Martins.

Na última cerimônia de homenagens realizadas durante as comemorações dos 75 anos da Corte de Contas, foram agraciados com a insígnia a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; e o médico, escritor, professor aposentado da UFPA e medalhista Habib Fraiha Neto, responsável pelo desenho atual da Medalha Serzedello Corrêa. A proposição da outorga é de autoria do Conselheiro Odilon Teixeira.

Chanceler da honraria, a Conselheira Presidente Lourdes Lima destacou as qualidades dos homenageados. Desde que assumiu a pasta principal do TRE-PA, em janeiro de 2021, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento vem fortalecendo a instituição, a partir da consciência do seu papel como servidora pública, sempre à disposição para o diálogo, e incentivando a participação das mulheres na política, com o olhar voltado às minorias, no sentido de capacitá-las para que conheçam os seus direitos e possam participar da vida política da nação.

“Em quase 40 anos de carreira no Poder Judiciário, conquistou significativas ascensões profissionais, por merecimento, até alcançar a posição de destaque que hoje ocupa no TRE do Pará. É uma mulher que busca fazer o melhor em sua nobre função e procura obter conhecimentos. Essa condecoração, nos honra como mulher, cidadã, servidora pública e representante de tribunais e, em especial, essa Corte de Contas, que reconhece a sua brilhante trajetória”, justificou Conselheira Lourdes Lima.

A Presidente do TCE-PA também elencou as realizações do médico Habib Fraiha Neto. “Sua sensibilidade, bom gosto e talento notável também para artes plásticas, estão expressas na Medalha Serzedello Côrrea. É motivo de orgulho para este Tribunal de Contas, por sua beleza e significado histórico que a insígnia representa para todos nós e aos agraciados. A honraria trouxe um significado especial a esta Corte de Contas. É um registro memorável da nossa história nesses 75 anos e tornou-se referência de beleza aos nossos eventos institucionais”, revelou Lourdes Lima.

A desembargadora Nadja Guimarães Nascimento sentiu-se honrada ao receber a medalha que leva o nome de Serzedello Corrêa, um grande administrador público. “Foi um homem que possuía raro sentimento do bem comum, inquestionável competência, retidão e espírito combatível contra a corrupção e outras transgressões da Lei. Um exemplo a ser seguido. Homem de alto destaque político, possuía um caráter idôneo e sensível, personalidade forte e complexa, era enérgico e combatível, mas também era sereno. A vida de Serzedello Corrêa deve ser uma fonte de inspiração para nós”, destacou a presidente do TRE-PA.

Habib Fraiha Neto emocionou-se com a homenagem e agradeceu a lembrança dos Conselheiros, sem esquecer de mencionar que o atual desenho Medalha Serzedello Corrêa é também de autoria de Walter Menezes da Rocha, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19. O médico apresentou uma série de projetos de medalhas feitos em parceria com Walter, oferecendo a condecoração ao amigo. “Não poderia receber a Medalha Serzedello Corrêa sozinho. Ela também merece ser dividida com Walter. Agradeço a homenagem a todos os Conselheiros”, confidenciou.

Participaram da cerimônia de outorga da Medalha Serzedello Corrêa o desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA); procurador geral de contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Patrick Bezerra Mesquita; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares; o vice-presidente e corregedor do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior; as desembargadoras do TJPA Eva do Amaral Coelho e Maria Edwiges Lobato; a juíza substituta e ouvidora da Mulher do TRE-PA, Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira; procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Manoel Santino Nascimento Júnior; o coronel PM João Augusto da Silva Soares, representante do Comando Geral da PMPA; os procuradores de contas do estado Stephenson Oliveira Victer, Felipe Rosa Cruz e Danielle Fátima Pereira da Costa; o membro efetivo do TRE-PA Edmar Silvia Pereira; diretor-geral do TRE-PA Felipe Houat de Brito; e o membro substituto do TRE-PA Rafael Fecury Nogueira.

  

 medalO11.11.2022

medalM11.11.2022

medalN11.11.2022

medalQ11.11.2022

medalL11.11.2022

medalA11.11.2022

medalP11.11.2022

autoridadesA11.11.2022

medalJ11.11.2022

medalF11.11.2022

medalE11.11.2022

medalD11.11.2022

medalG11.11.2022

medalC11.11.2022

medalI11.11.2022

medalB11.11.2022