Notícias TCE

Início > Notícias TCE > TCE participa de programação pelos 20 anos do Igepps e recebe homenagens

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO

TCE


TCE participa de programação pelos 20 anos do Igepps e recebe homenagens

Belém, 04/08/2023

Na terça-feira, 1º de agosto, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (Igepps) celebrou seus vinte anos de fundação com programação alusiva no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, reunindo especialistas em mesa de debates sobre as conquistas e desafios para uma Previdência Social Sustentável.

A Conselheira Presidente do TCE-PA Rosa Egídia Crispino C. Lopes compôs o dispositivo de honra da abertura do evento, juntamente com a Conselheira Daniela Barbalho. A Conselheira Substituta Milene Cunha também participou como palestrante da programação, que também contou com a presença dos Conselheiros Substitutos Julival Rocha e Edvaldo Souza.

As comemorações pela criação do Igepps há duas décadas foram iniciadas com a outorga de comendas a personalidades que contribuíram ou contribuem para a trajetória de sucesso do Instituto ou para o engrandecimento da Previdência Social e dos regimes próprios (RPPS).

As Conselheiras Rosa Egídia e Daniela Barbalho e a Conselheira Substituta Milene Cunha estiveram entre as autoridades agraciadas com a homenagem. Os Conselheiros Fernando Ribeiro e Luís Cunha não puderam comparecer à cerimônia, mas também foram contemplados com a insígnia.

Na sequência, o presidente do Igepps Giussepp Mendes fez a abertura dos debates, destacando a atuação do TCE-PA no controle da concessão dos benefícios previdenciários pelo estado. “Nós conseguimos realizar 500 concessões ao mês. Temos muito a melhorar e esse é o nosso compromisso. Vamos transformar sim, em uma previdência sustentável. Por meio do TCE, fico feliz em ter o nosso trabalho fiscalizado e contas aprovadas”, enfatizou.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto explicou o atual processo de transição que o regime geral da previdência experimenta atualmente. “A previdência social está presente na vida das pessoas. Ela está passando para a melhor idade. Mais de 60 bilhões de reais são depositados como mensalidade para as pessoas. A política de previdência social é contribuir para o social e a economia é uma política importante para o país. Nosso papel é humanizar a previdência”, detalhou.

Em continuidade à programação, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, discutiu a importância da previdência complementar para os servidores públicos. Em seguida, Mansueto Almeida, Bruno Funchal e Adriano Coelho apresentaram os “Investimentos de regimes próprios de previdência social”. O último painel da manhã foi “Mercado de Previdência e suas tendências”, por Sérgio Cutolo e Stanley Botti Fernandes, procurador de contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA).

Pela tarde, o evento prosseguiu com os painéis “Educação Previdenciária”, com o Conselheiro do TCE-ES Domingos Augusto Taufner, Luísa Porto e Luana Santalices. Discursaram acerca da “Previdência Complementar” o procurador do estado Sérgio Oliva Reis, a Conselheira Substituta Milene Cunha e o promotor de justiça Alexandre Tourinho.

O penúltimo painel foi a respeito das “Contratações Públicas”, liderado por Jaques Reolon, André Luiz Freire e Giussepp Mendes. “Crescimento Econômico com Sustentabilidade Fiscal” marcou o último debate conduzido por Thomas Wu, Ana Paula Vescovi, Eduardo Tatsumi Yuki e Henrique Mascarenhas.

< Voltar para Notícias TCE

ACESSE NOSSO CATÁLOGO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

© 2022 - Tribunal de Contas do Estado do Pará - Secretaria de Tecnologia da Informação