O Ministério Público de Contas do Estado do Pará concedeu na manhã desta quarta-feira, 8, o Colar do Mérito Institucional a cinco autoridades por seus relevantes serviços prestados ao órgão ministerial. A entrega dos colares ocorreu durante sessão solene do Egrégio Colégio de Procuradores de Contas, na sede Administrativa do MPC-PA.
Entre os agraciados estiveram a Conselheira Daniela Barbalho, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); a vice-governadora do estado Hana Ghassan Tuma; o Procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr.; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Alexandre Tourinho; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPPA), Manoel Murrieta.
Prestigiaram a cerimônia pelo TCE-PA o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha, a Conselheira Lourdes Lima, os Conselheiros Cipriano Sabino e Odilon Teixeira e o Conselheiro Substituto Julival Rocha.
Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Contas Stephenson Victer fez a leitura do histórico de cada agraciado com a insígnia. Ele também exaltou a Conselheira Daniela Barbalho, que antes de ingressar no TCE, foi advogada de carreira e exerceu funções com elevado sentido de proteção social e de acolhimento aos mais necessitados. Mostrou-se entusiasta da atuação independente, porém sempre harmônica do MPC-PA com o Tribunal de Contas. “O Colégio de Procuradores se sente honrado em contar com a sua permanente contribuição”, destacou o Procurador-Geral de Contas, que também agradeceu o apoio constitucional ao MPC-PA dos três procuradores homenageados com o distintivo.
O Colar do Mérito Institucional é uma honraria concedida a personalidades que se destacam por suas contribuições e dedicação ao Ministério Público de Contas. A cerimônia de entrega dos colares foi um momento de reconhecimento e celebração da importante atuação dessas autoridades em prol da transparência e da fiscalização no Pará.