Conselheiro Cipriano Sabino entrega a primeira de 1.500 mudas de açaí que serão doadas no 9o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e coordenador do 9º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, conselheiro Cipriano Sabino, realizou, na tarde desta terça, 18, a entrega da primeira muda de açaí entre os 1.500 pés da palmeira que serão doados nos dois dias de evento, aos participantes.

A entrega simbólica foi feita à vereadora France Vasconcelos (MDB), presidente da Câmara Municipal de Monte Alegre, no Oeste paraense. “Essa muda vai compor o conjunto de árvores que existe no meu quintal e ajudará a lembrar de todo conhecimento adquirido nesse maravilhoso evento, que é o Fórum realizado pelo TCE”, enfatizou.

As mudas de açaí, palmeira típica da região amazônica, foram adquiridas por meio de parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). “Essa parceria tem como objetivo fortalecer ainda mais o evento, que tem na sustentabilidade um dos motes para conscientizar os participantes, este ano”, explicou Karla Bengtson, presidente do Ideflor-bio.

As mudas doadas ao TCE-PA fazem parte de um projeto pioneiro desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que aprimorou geneticamente a palmeira. Cada participante levará um exemplar da espécie, não apenas como lembrança, mas também como apelo para a preservação da floresta amazônica.

“Num momento em que nossos governantes despertam para um tema tão importante, que é a preservação do meio ambiente, vemos como estratégica a parceria com o Ideflor-bio, aqui representado pela doutora Karla, para a distribuição dessas mudas de açaí. Nossa intenção é que todos saiam daqui tocados e comprometidos com a causa”, reiterou o conselheiro Cipriano Sabino.

O 9º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados prosseguirá nesta quarta-feira, 19, com a apresentação de cases e a realização de conferências, palestras e talk-show, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento conta com cerca de 1.200 participantes entre servidores públicos do Estado e de municípios de todas as regiões do Pará.

forum primeiro dia tarde mudas 2019