Curso prepara servidores na prevenção de incêndios

O Tribunal de Contas do Estado do Pará promove neste mês de novembro a capacitação de servidores quanto à prevenção e combate a incêndios. A primeira turma foi promovida nos dias 4 e 5 de novembro, e nos dias 11 e 12 está sendo realizada a segunda turma. Além do corpo funcional do TCE-PA, o curso também se estende aos profissionais do Ministério Público de Contas (MPC-PA).

Organizado pelo Gabinete Militar em parceria com a Escola de Contas Alberto Veloso, a capacitação oferece um dia de aula teórica e um dia de treinamento prático com uso de extintores de incêndio, este último na garagem do TCE-PA, localizada na Tv. Rui Barbosa.

Os participantes da primeira turma tiveram a oportunidade de conhecer os métodos de extinção de incêndios, quais são os agentes extintores e suas aplicações em cada caso, os riscos que concorrem para o início de um incêndio, os possíveis extintores e seus manuseios. No mesmo curso, foi possível aprender sobre a teoria do fogo e sua forma de propagação.

A coordenação do curso foi do Tenente-Coronel Bombeiro Klebson Loair Lázaro Mansos Bentes, chefe da Seção de Prevenção e Combate a Incêndio do TCE-PA. Participaram como instrutores os Sargentos Bombeiros José Antônio Carvalho Ferreira e Marcelo Rangel Oliveira Cunha; o Cabo Bombeiro José Célio Meireles Braga e o Soldado Bombeiro Marcelo Henrique Carrera Garcia.

Na opinião do Sargento Policial Militar André Macedo, do Gabinete Militar, é importante que o servidor esteja preparado no dia a dia para evitar qualquer sinistro, tanto no ambiente familiar quanto laboral. “Consideramos muito relevantes essas capacitações que são promovidas para nós enquanto servidores”, comentou o policial militar, que já participou de outro curso na área de segurança.

A coordenadora de Acervo Técnico e Informação (CAT) da Biblioteca Benedito Frade, Cláudia Nilene Moura, participou pela terceira vez da capacitação de segurança, habilitando-se em diversos aspectos, como primeiros-socorros. Para ela, os conhecimentos do treinamento podem ser utilizados em casa e também no trabalho.

“Com o conhecimento que adquiri fazendo esses treinamentos, pude dar o primeiro-socorro a um rapaz que passou mal na recepção até chegar a equipe do setor médico e os bombeiros. Seria bom que mais servidores participassem desses treinamentos”, disse a coordenadora.

A próxima turma está prevista para os dias 11 e 12 de novembro. No caso do Tribunal, a participação precisa da anuência da chefia imediata, por ser durante o horário de expediente. Questões de abono de falta devem ser tratadas com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP).

Os inscritos que obtiverem 100% de frequência serão certificados. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no SIGA, no link http://www.tce.pa.gov.br/sigaacompanhamento/.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)

 

treinamento de incêndio 1

Parte do treinamento foi realizada na garagem do TCE-PA, localizada na Tv. Rui Barbosa

 

treinamento de incêndio 2

Servidores do TCE-PA e do MPC-PA foram capacitados na prevenção de incêndio e uso de extintores

 

treinamento de incêndio 3

As técnicas de segurança poderão ser aplicadas pelos servidores no ambiente laboral e em casa

 

treinamento de incêndio 4

Os diferentes tipos de extintores e seus respectivos usos foram tema do curso

 

treinamento de incêndio 6

Aula sobre teoria do fogo e sua forma de propagação também faz parte do treinamento