Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA inicia consulta pública para subsidiar a elaboração do PAF Cidadão 2026

 

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) inicia de forma inédita a construção do Plano Anual de Fiscalização 2026, intitulado PAF Cidadão, ao lançar durante a sessão plenária de terça-feira, 17 de junho, o formulário de pesquisa, que promove a participação popular no processo. A apresentação foi realizada pela secretária-geral de Controle Externo (Segecex) Fernanda Pantoja.

O PAF é o principal instrumento que direciona a atuação fiscalizatória da Corte de Contas. O documento consta de informações das ações de fiscalização, realizadas por meio de auditorias, inspeções, acompanhamentos, monitoramentos, entre outras atividades previstas para um ano de trabalho.

Controle social - Com a implementação do PAF Cidadão, numa abordagem metodológica participativa e inclusiva, o objetivo é o fortalecimento do controle social; a aproximação do TCE-PA da população, além de orientar o controle externo com base nas reais demandas da sociedade.

O presidente da Corte de Contas paraense, conselheiro Fernando Ribeiro, informou que a iniciativa vai ao encontro das políticas públicas estaduais.
“O TCE é um indutor de políticas públicas. Esse projeto visa reduzir a possível distância, entre o que é idealizado e o praticado, para termos a possibilidade de obter maior conhecimento por parte dos que realizam o controle externo, e por nós, conselheiros, os julgadores”, esclareceu o presidente.

PAF 2026 - O formulário eletrônico de pesquisa permitirá ao cidadão auxiliar o Tribunal na escolha das políticas e serviços públicos do governo do estado, que deverão ser priorizados nas fiscalizações em 2026. Ele apresenta 51 itens distribuídos em sete áreas temáticas: saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade, infraestrutura e saneamento, e gestão pública e transparência. E também dispõe de um campo livre para comentários.

“Trata-se de um trabalho conjunto, no âmbito da Segecex, que foi pensado pelas controladorias, com a assessoria técnica e com a subsecretaria, para que pudéssemos construir um formulário no formato semiestruturado, e a partir do que já existe no planejamento do governo do estado, definir as áreas temáticas e dentro delas trazer subitens para que o cidadão pudesse selecioná-las”, explicou a secretária-geral de Controle Externo, Fernanda Pantoja.

Construção do PAF Cidadão
As informações a serem utilizadas na elaboração do PAF Cidadão 2026 serão coletadas no período de 17 de junho a 16 de setembro deste ano. Após esse período, os dados serão analisados e os resultados servirão de subsídio para a construção do plano, que será submetido à apreciação do Tribunal Pleno do TCE.

Formulário - Qualquer pessoa pode participar, sem precisar de e-mail, para responder as perguntas. Basta selecionar as áreas temáticas que considera prioritária e escolher as opções que entender pertinentes e depois assinalar a opção enviar. O formulário está disponível no Portal do TCE-PA e também nas redes sociais do Tribunal e durante as ações do Programa TCE Cidadão, além de outros canais de comunicação.

O PAF Cidadão faz parte do Plano de Gestão 2025-2027 do TCE-PA, na diretriz diálogo, que visa ampliar a efetividade das ações de controle externo do Tribunal de Contas com a participação popular efetiva na fiscalização dos recursos públicos estaduais.

Acesse o formulário clicando no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScc2FwslrRZPSPo8yZlUXDvTHRpDyWYpgizJNucpPTyQq2pcw/viewform

foto 1 paf

foto 3 paf

capa PAF