Edifício-sede do TCE-PA completa 51 anos

Nesta quinta-feira, 21 de outubro, o edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Palácio Serzedello Corrêa, completa 51 anos de inauguração. A edificação vem recebendo uma série de reparos desde o início do ano de 2021, mantendo o prédio e seus anexos em excelentes condições de funcionamento.

Entre as principais ações realizadas estão a reforma do Protocolo e a pintura interna de todo o edifício-sede do TCE. Em novembro, deverá ser concluída a reforma dos lagos externos, segundo informações da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção do Tribunal.

Paralelamente, está em fase de contratação a reforma das áreas comuns dos anexos 2 e 3 e a revitalização completa do anexo 1.

História – A atual sede do TCE-PA foi inaugurada em cerimônia presidida pela conselheira Eva Andersen Pinheiro, realizada no dia 21 de outubro de 1971, e contou com a participação de diversas autoridades, entre as quais o então governador do Estado, Alacid Nunes, e sua esposa Marilda Nunes.

José Maria de Azevedo Barbosa, à época secretário de Estado da Viação e Obras Públicas do Pará (Sevop), também participou da inauguração. Tempos depois viria a ser Conselheiro e Presidente do TCE-PA. Arcebispo Metropolitano de Belém em 1970, Dom Alberto Ramos abençoou o novo edifício do Tribunal durante a cerimônia de inauguração.

O edifício-sede do TCE-PA tem seu projeto assinado pelos arquitetos Paulo Chaves, Paulo Cal e Armando Mendonça. Na época, inovou pelo estilo inédito de edificação que passou a pertencer ao patrimônio público estadual.

Arquitetura– O edifício-sede foi construído alinhado à arquitetura brutalista, marcante no pós 2ª Guerra Mundial até o final da década de 1970, quando se vivia um momento de austeridade. As obras brutalistas caracterizam-se pelo uso do concreto armado aparente, com blocos pré-moldados no teto sem placas de gesso. Os projetos privilegiavam a simplicidade, a praticidade e funcionalidade dos espaços. Um dos principais arquitetos do brutalismo foi o suíço naturalizado francês Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo Le Corbusier.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA) e arquivo

 

niveredificiosedeD21.10.2021

O edifício-sede do TCE-PA fica localizado na Tv. Quintino Bocaiúva, no bairro de Nazaré e faz parte do patrimônio público do estado

 

 niveredificiosedeB21.10.2021

O edifício-sede do TCE-PA na década de 1970. Em estilo brutalista, a arquitetura do prédio foi inovadora para a época ao usar concreto aparente na edificação

 

niveredificiosedeC21.10.2021

Os espelhos d'água do Palácio Serzedello Corrêa deverão ser totalmente revitalizados até novembro deste ano

 

niveredificiosedeA21.10.2021

Os vidros das paredes do edifício-sede também passaram por recente higienização