Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo - Exposições - Rio Landscape

Nome da exposição: Rio Landscape – o rio que passa na minha cidade
Período da exposição: 12/04/2012 a 31/05/2012
Expositor: Edney Martins

delimitador

Apresentação

“Horizonte. Palavra que anuncia um ponto ao longe, na frente de visão que busca enxergar além do agora, além da linha do que o olho vê, que busca a ampla utilização dos sentidos para a construção de um panorama de futuro, aguçando a forma de interagir com o mundo em volta.

Linhas integram nossos dias, sejam as de prédios, as que formam as curvas de objetos e pessoas, ou as de títeres que aguardam ao invés de seguir, na ilusão plena de caminhar. As imagens propõem olhar além delas, do óbvio que apresentam para conseguir ver, sentir, provar e viver os momentos que não ficam gravados somente no papel, mas na linha do tempo da memória construída pelos passos dados, lugares visitados, caminhos percorridos, vida vivida e sonhos compartilhados.

A inquietude se constrói dentro de cada um, e pode ser acompanhada da beleza das cores formadas nas variações de luz, e no universo instantâneo do agora, as imagens ganham cada vez mais um importante papel de diálogo.

Poderiam ser cartões-postais, aquarelas no Montval, música, cenas de um filme, poemas no varal, e são fotografias, feitas da matéria-prima paisagem de tantas “cidades” em uma, ou outra, reconhecida como Rio de Janeiro.

Na exposição fotográfica RIO Landscape, além de um clássico cartão-postal, pôr do sol em Ipanema, Edney Martins divide a sala, praia urbana, o Pão-de-Acúcar, passa mostrando a enseada de Botafogo, guarda uma tarde, talvez madrugada minimalista no Leblon em seus tons, camadas de elegância; chega a Santa Teresa, um portal tão perto do xadrez geométrico no centro do Rio de outras estações, ritmos diversos. O convite lançado é para muito mais que um passeio, encontro.

Reconhecer e olhar são dicas desse trabalho múltiplo que nos oferece mais do que aparências, revela atmosferas de passagens, captura de instantes e beleza, desafiando o olhar sobre fronteiras entre cores, turnos, lugares, às vezes, na sutil leitura das horas, linhas, planos naturais e urbanos. Podemos olhar pelo lado de dentro, por meio dessas janelas, com familiaridade. A potência, ou a essência de muitas delas, pode vir também de alguma coisa que transborda ou que está fora dos quadrados, além do impresso no conjunto de 9 fotografias (primeiras ampliações, 50x50cm) que se mostram em estética Instagram.

E ouso dizer que há recriação de paisagens, quase pintura. É possível ainda descobrir memórias, avançar em uma experiência presente em cada uma delas. Ao nosso alcance, as fotos parecem ainda falar e perguntar, com uma simplicidade elegante, sobre o lugar que desejas encontrar, conviver enquanto o tempo segue.”

(Cláudia Porto - Curadora)

Mídia

13.04.2012 - TCE promove exposição “Rio Landscape”
Resumo: Aconteceu na manhã desta quinta-feira 12, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rego, a abertura da exposição “Rio Landscape” - o Rio que passa na minha cidade, do fotógrafo Edney Martins, e vai até o dia 31 de maio, de 08h às 14h de segunda a sexta-feira. Leia mais...

 

Galeria de Fotos