Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo - Exposições - Entre Formas e Cores

Nome da exposição: Entre formas e cores
Período da exposição: 08/03/2018 a 10/04/2018
Expositor: Eldo Barbosa – servidor do TCE

delimitador

Apresentação

Eldo Barbosa, servidor deste Tribunal de Contas do Estado, aprovado em concurso público e empossado em 01/02/1994, no cargo Assistente Técnico de Informática I, atualmente ocupando o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo – Informática.

 O referido servidor é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e também em Tecnologia em Processamento pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA).

 Autodidata, Eldo Barbosa pintou “A Montanha da Neve”, seu primeiro quadro, acrílico sobre tela, datado de fevereiro de 2000. Eldo contou, em sua primeira fase, com a orientação técnica do artista plástico André Meira, seu amigo de trabalho. Identificando-se com a técnica de pintura em acrílico sobre tela, o artista afirma “as cores inseridas harmonicamente podem ter brilhos e serem tão vibrantes quanto às pintadas a óleo”. Como exemplo, cita a tela “Namorando no Bosque na Chuva”, adaptada do russo Anton Pavienko.

 Eldo possui uma identidade própria, embora sua técnica tenha forte inspiração em grandes mestres da arte como: Monet, Van Gogh, Pavienko e Velasquez, mesclando cores primárias com as secundárias, para dar ao espectador uma visão mental das cores terciárias e provocar uma vibração harmônica.

 O autor expôs anteriormente na Feira de Exposição de Artes do Pará – 2011 e 2014, patrocinado pela SEBRAE-PA. 

 A tela “Dama de Vermelho” é uma das mais intimistas do pintor. Apesar de não mostrar o rosto da dama, a textura do vestido vermelho contrastando com a pele alva revelada pelas costas nuas apresentam a sutil sensualidade feminina. A intimidade é desvendada pela tranquilidade com que a ação acontece. A mulher é uma figura delicada, elegante, cabelos trançados e braços que repousam em uma janela, através da qual o espectador é convidado a ver a paisagem juntamente com a personagem da obra. A pose da “Dama de Vermelho”, por mais que não se veja seu semblante, revela uma mulher absorta em seus pensamentos, com a mente em qualquer lugar do mundo, uma vez que, de um lado da tela, a vista contemplada é a da Belém Antiga, representada pelo Ver-o-Peso às margens da Baía do Guajará, e, de outro lado, um local distante, representado por uma mesquita. A cena é silenciosamente iluminada pelo vermelho e amarelo que parecem romper o céu, como se a banhar todo o ambiente, estendendo um brilho à beleza feminina e à cidade do pintor.

 

Mídia

09.03.2018 - “Entre Formas e Cores” - Servidor expõe pinturas no Espaço Cultural do TCE-PA
Resumo: No dia 08 de março de 2018, quando o mundo homenageia as mulheres, o servidor Eldo Barbosa apresentou à sociedade paraense, no espaço cultural Clóvis Moraes Rêgo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), obras que remetem não apenas ao universo feminino, como também a temas que mostram a relação do autor com a natureza, com as pessoas e com suas próprias vivências. Leia mais...

 

Galeria de Fotos