TCE-PA abre programação de homenagens à Nª Sª de Nazaré

Emoção, alegria e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré marcaram o início da programação do Círio 2012 do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). No final da tarde desta terça-feira 02 de outubro, as luzes e vozes do coral iluminaram a sede da corte de contas paraense.

Servidores, conselheiros, procuradores, personalidades e o público externo puderam admirar exposições e a apresentação do coral “Consª. Eva Andersen Pinheiro”, composto por servidores e ex-servidores da corte, onde na ocasião apresentaram seis peças, sob a regência do maestro Jeremias Progênio.  
 
O início da programação contou com uma breve saudação do presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino. Ele ressaltou a importância do momento, e a demonstração de fé e alegria dos servidores que organizaram o evento. “Estamos aqui para homenagear a padroeira dos paraenses e, além disso, divulgar um pouco da cultura do nosso Estado, através dessas exposições que retratam a tradição do Círio de Nazaré. Estou muito feliz com a presença de todos”, resumiu o presidente.  
 
A programação contou com duas exposições. A primeira no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo, que reúne cinco mantos de Nossa Senhora de Nazaré, confeccionados exclusivamente para o tribunal, pelo estilista Jorge Bittencourt. “É a primeira vez que produzo os mantos para o TCE. Me sinto honrado e abençoado por Nossa Senhora. A criação misturou cores e desenhos regionais, além do dourado e do símbolo da eucarística, que embelezam os mantos expostos na corte”, revelou.
 
Já nos lagos externos do TCE, a exposição “Canoas de Promesseiros”, pela primeira vez teve uma iluminação especial. No total 700 barquinhos de miriti, produzidos pelos artesãos do município de Abaetetuba encantaram crianças, jovens e adultos que passavam pela frente do prédio, e também todos os servidores e conselheiros do TCE.
 
O pequeno João Gama, de apenas 5 anos, se encantou com a quantidade de barquinhos de miriti que andavam pelos lagos do tribunal de contas. “Eu adorei esses barcos. São lindos e todos coloridos. Nunca ganhei um barquinho tão leve. Que nem pesa”, falou João, que estava acompanhado da mãe, dona Franciane Gama. Ela ressaltou que o evento é interessante, entre outras coisas, porque também é um momento de socialização. “É um espaço que as pessoas vão passando e podem participar de uma parte da cultura paraense”, disse.
 
Ainda durante o evento houve o lançamento da reedição do livro “A Pé com a Liberdade” de autoria do advogado, jornalista e político Cléo Bernardo. A homenagem aconteceu após proposição do conselheiro Nelson Chaves, aprovada por unanimidade pelo Plenário do TCE-PA, em março passado. O livro contempla uma coletânea com os artigos do escritor, que foram publicados no Jornal O Liberal.
 
“É uma grande emoção para toda família. Cléo foi um homem muito especial e importante para o Pará. Ele se imortalizou pelas suas obras”, disse, emocionada, a sobrinha do escritor, Ana Maria Bernardes.
 
Visita da Imagem Peregrina
 
As homenagens ao Círio 2012 continuam na corte de contas. No dia 08 de outubro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o TCE-PA e o Ministério Público de Contas do Estado, a partir das 09 horas da manhã. A imagem será recebida pelo presidente da corte, Conselheiro Cipriano Sabino e pelos servidores.
 
No sábado que antecede o Círio 2012, no dia da Trasladação, o Tribunal de Contas prestará outra homenagem à Nossa Senhora. O coral “Eva Andersen Pinheiro”, composto por servidores ativos inativos do TCE apresentará peças em saudação à Padroeira dos paraenses.
 
alt