TCE – Cidadão: projeto prossegue na escola Anísio Teixeira

A Escola Estadual de Ensino Médio Anísio Teixeira reuniu na manhã desta segunda 19, cerca de 130 pessoas para a palestra ministrada por Andréa Cavalcante, auditora de controle externo do TCE, no prosseguimento do projeto TCE – Cidadão.

 

A diretora de ensino da Escola de Contas Lúcia Calliari, apresentou em linhas gerais os objetivos do projeto TCE – Cidadão. Em seguida, a auditora do TCE falou aos alunos, técnicos e professores de várias escolas da USE 02 a respeito do papel do tribunal de contas no controle e fiscalização das obras públicas.

 

A técnica ressaltou, em sua palestra, que o fato do tribunal estar visitando as escolas para expor detalhes de sua atuação fortalece o conceito de controle social, porque  incentiva a participação dos alunos, principalmente, na fiscalização das obras realizadas pelo governo do Estado.

 

Quanto a isso, tão logo foi encerrada a palestra, alguns alunos pediram para se manifestar, expondo fatos relacionados à rotina das escolas onde estudam, sobretudo a respeito da precariedade de algumas delas.

 

Amanda Pamplona, da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, por exemplo, revelou, em tom indignado, que desde o início do ano os alunos esperam a reforma dos banheiros, do refeitório e da quadra. A situação é tão precária que, segundo ela, as aulas de educação física são realizadas em outra escola próxima à Magalhães Barata.

 

Por outro lado, a professora Elizabeth Oliveira Mindelo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Acyr de Jesus Barros Pereira, afirmou que a presença do TCE nas escolas representa “uma divulgação junto à comunidade estudantil que pouco conhecia a real função do tribunal”. Para ela, projetos como esses estabelecem uma parceria do órgão com a sociedade, motivando a mudança de consciência quanto ao papel da instituição e de sua relação com os cidadãos na busca pela melhoria na qualidade dos serviços públicos.

 

A mesma ênfase foi dada pelo professor Marcelo Mesquita, para quem “diante do contexto em que estamos vivendo, de desvio de dinheiro público, é importante a ação do TCE em pulverizar entre os estudantes e professores a dimensão do tribunal na fiscalização dos recursos públicos, pois eles multiplicarão no meio social onde vivem a certeza de que existe um órgão interessado na correta aplicação das verbas públicas.”

 

O projeto TCE – Cidadão prossegue na escola São Pio X, no Jurunas, na próxima quinta 22.