A Semana Orçamentária foi um sucesso!

Cerca de mil servidores públicos paraenses participaram no Hangar, da Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas para Estados e Municípios, realizada entre os dias 10 a 14 de novembro.

A Semana, que teve como objetivo o aperfeiçoamento da gestão pública no estado e nos municípios, foi promovida pelo Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional, a Escola de Administração Fazendária, o Promoex e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, e tratou-se do maior evento de capacitação envolvendo todo o ciclo da gestão pública e o primeiro a ser financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio dos recursos do Promoex.

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, a finalidade do evento é oferecer treinamento para os servidores dos órgãos públicos e jurisdicionados do TCE e TCM, contando ainda com a participação de servidores de Tribunais de Contas de outros estados. "Esta capacitação é fundamental para elevar o nível de eficiência do controle dos gastos públicos através do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros.

Durante a Semana forma ministradas mais de 432 horas de aulas que abordaram Planejamento e Orçamento, Contratações Públicas e Legislação, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Transparência da Gestão Pública e Controle Governamental. O processo de modernização do TCE, segundo o presidente Coutinho Jorge, não pára nas capacitações, mas inclui também a contratação de novos servidores. "Vamos realizar no ano que vem concurso público para nível técnico", informou o presidente do TCE.

Fonte: Caderno Negócios - Diário do Pará - 16/11/2008