Combate à corrupção: Consª. substituta Milene Cunha participa de debate no Senado Federal

A conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Milene Cunha, participou na quarta-feira, 01 de junho, da Mesa Redonda: “Éticas e boas práticas contra a corrupção na administração pública”. A reunião aconteceu na sede do Senado Federal, em Brasília e foi promovida pela CONFELEGIS.

O presidente da mesa debatedora foi o presidente da entidade, Antonio Carlos Fernandes. Também participaram do debate, o jurista e ex-ministro do TSE, Joelson Dias e o conselheiro substituto do TCE de Goiás, Flávio Rodrigues. A conselheira substituta destacou a necessidade da mudança de paradigma que resgate o déficit de legitimidade das instituições.

“Este déficit ocorre em função da corrupção, do desperdício e da negligência com os recursos públicos, o sentimento de impunidade e a insatisfação da sociedade em relação aos serviços públicos prestados. Para esta mudança de paradigma é necessário incentivar uma cultura que valorize o servidor que tenha o talento de produzir algo relevante, para assim reduzir custos e aumentar a qualidade do serviço público e não aquele que receba vantagens próprias”, explicou Milene Cunha.

Durante o debate, Milene Cunha ressaltou que para enfrentar a corrupção e incentivar as condutas éticas e morais na administração pública é possível destacar quatro perspectivas: “Precisamos de transparência máxima, boas práticas de governança, mudança de atitude e comportamento dos agentes públicos e a consolidação e fortalecimento de uma rede de controle”, completou.

Ao finalizar a sua manifestação, a conselheira substituta do TCE-PA destacou a temática da mesa redonda: “Sobre essas condutas de ética na administração pública é necessária uma postura de respeito ao próximo, em que valores morais de virtude e valorização sejam respeitados e praticados nas diversas relações entre os agentes”, ponderou Milene Cunha.

Veja o debate completo.

Parte1 e Parte 2