A cidade de Belém do Pará já está no clima do Círio 2016 de Nossa Senhora de Nazaré. As cores, os sabores e as luzes tomam conta da capital do Estado. Paraenses e turistas se reúnem em mais um ato de fé para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
Como tradição, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) também se enfeita e ajuda a colorir Belém, com a tradicional exposição “Canoa de Promesseiros”. A abertura oficial da programação aconteceu nesta quinta-feira, 29 de setembro, na sede do Tribunal.
Mais uma vez, centenas de barquinhos e cenários do Círio feitos de miriti tomam conta dos lagos em frente à Corte de Contas e simulam a Romaria Fluvial, uma das mais tradicionais e belas procissões da festa paraense. Todos os objetos são confeccionados por artesãos de Abaetetuba. A novidade deste ano na exposição é a criação da casinha de palha, que retrata a vida dos ribeirinhos e artesãos de Abaetetuba.
“Agradeço pela honra de poder criar essa cenografia. Sou do Marabá e pude retratar aqui um pouco da vida do ribeirinho, e esse ano quis trazer um pouco dessa rotina. Todo ano o público já espera pela montagem da “Canoas de Promesseiros”. Agradeço também pela parceria com o Tribunal, pois sou apenas o divulgador desse trabalho desenvolvido pelos artesãos. Espero que continue por muito anos, pois precisamos devolver pra Belém a alegria que recebemos”, disse Kiko, o responsável pela montagem da exposição.
Originários do artista Sebá Tapajós
A novidade deste ano na programação do Círio no TCE-PA é a exposição do artista plástico Sebá Tapajós. Esta nova fase do talentoso artista traz ao Tribunal cores, formas e a vida do povo do Brasil e do Pará. Tudo através de sprays de tintas que, segundo Sebá, transmitem as mensagens.
O espetáculo natural e diário do nascer e pôr do sol, o curso do rio em maré lançante, a noite caindo sobre a copa das árvores mais altas da floresta e o balançar da rede para adormecer estão retratados nas obras do artista sobre a vida dos povos originais do nosso país.
Presidente destaca momento especial
O presidente do TCE-PA, conselheiro Luis Cunha, agradeceu pela presença de todos os convidados, dos conselheiros Lourdes Lima, Nelson Chaves e Odilon Teixeira e dos conselheiros substitutos Milene Cunha, Julival Rocha, Daniel Mello e Edvaldo Souza.
Durante a solenidade de abertura que contou com as vozes do Coral “Cons.ª Eva Andersen Pinheiro”, o presidente destacou o momento. “Hoje é um momento muito especial. Estou dando continuidade a um trabalho iniciado em 2009 por iniciativa do conselheiro Nelson Chaves e realizado pela conselheira Lourdes Lima, possibilitando assim a um artista da nossa terra apresentar seu trabalho do TCE. Na terça teremos a presença do artista deste ano, o talentoso Sebá Tapajós, que infelizmente não pode estar aqui hoje”, destacou.
Ao final, o público pôde conferir a exposição “Canoas de Promesseiros”.