Controle Social: TCE-PA recebe evento sobre Monitoramento da Merenda Escolar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) foi palco nesta segunda-feira, 26 de junho, do evento “Tecnologia, Transparência e Controle Social”. A ação foi realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Humanitas360 e, ainda, em parceria oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O encontro teve como objetivo apresentar os dados relacionados ao monitoramento da merenda escolar nas escolas públicas de Belém e de Santarém, através do projeto “ Ouvidoria Ativa do PNAE: Égua da Merenda João! ”, aliado ao aplicativo “Monitorando a Cidade”. Criado em 2016, o projeto está presente em 16 escolas da capital do Estado e conta com a participação efetiva de 80 alunos e 63 universitários.

Resultados são apresentados ao público

Durante o evento, mais de 50 alunos das escolas participantes, autoridades, conselheiros e conselheiros substitutos do TCE-PA puderam conhecer os resultados do projeto.

A professora e fundadora do “Projeto Sol” – também parceiro da iniciativa, Eliana Mara, e os alunos Giovani Aguiar, Rafael Santos, Douglas Ribeiro e Ana Trindade, apresentaram o caso de monitoramento da merenda nas escolas, em Santarém, Oeste do Estado.

No decorrer do vídeo apresentado, um estudante destacou que “na sua escola em Santarém a merenda é apenas sardinha e macarrão ou macarrão e sardinha”.

Já pelas escolas de Belém, a apresentação foi realizada pela professora Lidiane Dias (coordenadora pela UPFA do projeto) e pelo coordenador pela CGU, Marcelo de Paula, auditor federal da Controladoria Geral da União.

“No total são beneficiados cerca de 16.000 alunos da rede pública de ensino. Em 2017, a expectativa é de que 11 estados repliquem nosso projeto e em 2018 nosso objetivo é de que o ‘Égua da Merenda’ esteja em todo o Brasil”, destacou Lidiane Dias.

Na programação também teve o painel “A construção de Parcerias Interinstitucionais como Apoio ao Controle Social”, mediado pela auditora federal da CGU, Lorena Paredes. A mesa debatedora também contou com a participação do ouvidor Geral da União Gilberto Waller Júnior; do reitor da UFPA Emmanuel Tourinho; do conselheiro do Instituto Humanitas360 Paulo Rezende; do presidente do Observatório Social de Belém Ivan Costa e da professora da USP Gisele Craveiro. Ao final do encontro, houve premiação aos alunos que mais realizaram coleta de dados do projeto “Ouvidoria Ativa do PNAE: Égua da Merenda João!”.

A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, agradeceu em nome do Tribunal “pela possibilidade em receber um evento tão grandioso”.

“Este encontro foi extremamente maravilhoso e histórico. Reunir diversos órgãos em benefício da sociedade é muito relevante. Parabéns pela iniciativa das instituições coordenadoras do projeto e sucesso à esta iniciativa tão importante quanto à alimentação, bem-estar e saúde dos nossos estudantes”, encerrou a presidente.

Autoridades Presentes

Prestigiaram o evento, o ouvidor Geral da União Gilberto Waller Júnior; o representante do BID no Brasil Hugo Florez; o reitor da UFPA Emmanuel Tourinho; o conselheiro do Instituto Humanitas360 Paulo Rezende; o secretário de controle externo do TCU Arildo Oliveira; o procurador geral o MPC-PA Felipe Rosa Cruz, o presidente do Observatório Social de Belém Ivan Costa e a professora da USP Gisele Craveiro.

A presidente Lourdes Lima, os conselheiros André Dias (vice-presidente) Odilon Teixeira (corregedor), Rosa Egídia (ouvidora), Luis Cunha e os conselheiros substitutos Milene Cunha, Julival Rocha, Daniel Mello e Edvaldo Souza também participaram do encontro.