Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira 20, presidida pela conselheira Lourdes Lima, o Tribunal de Contas de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) deu posse a oito novos servidores aprovados no concurso realizado em 2016, nas seguintes áreas: educacional, administrativa, clínica médica, jornalismo, direito e informática.
A solenidade contou com a presença do conselheiro Luis Cunha, do conselheiro substituto Edvaldo Souza e do procurador de Contas Guilherme Sperry. Todos saudaram os empossados.
O conselheiro Luis Cunha parabenizou os novos servidores, por estarem fechando com êxito um círculo que se iniciou com muito estudo, perseverança e esperança. Ele também parabenizou o TCE-PA, já que os novos servidores “representam a salutar e necessária oxigenação que novos conhecimentos e experiências representam para a instituição, que certamente vai ganhar em qualidade e efetividade a partir da chegada dos novos auditores”, concluiu Cunha.
A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, destacou a chegada dos novos auditores de controle externo, bem como o auxiliar que irá trabalhar na Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), como mais um marco na busca pela excelência nos serviços que o TCE-PA deve dispor aos cidadãos contribuintes, no âmbito do controle externo.
“Além das boas vindas e da nossa imensa satisfação em recebê-los, gostaríamos de registrar a todos os senhores e senhoras sobre a nossa crença de que com a chegada de cada um e cada uma, nós damos mais um passo na nossa visão estratégica de transformar o TCE-PA em um tribunal de excelência”, afirmou
O representante do MPC-PA na solenidade, Guilherme Sperry, lembrou-se da sua atuação no sistema de controle externo nos últimos vinte anos, sendo os cinco últimos no parquet ministerial. “De 1998 para cá, ainda que não tenhamos atingido o patamar que gostaríamos, muitos foram os avanços que o controle externo conseguiu, com destaque para a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, responsável por conferir mais efetividade ao sistema”, destacou.
Os auditores de controle externo Juliana Borges de Cantuária, Anderson Felipe Calandrini Braga, Emanuella Rosyane Duarte Cerqueira, Josiele Sousa da Silva, Janaína Brelaz da Rocha Bastos, Jackson Cardoso Rodrigues, Rogério Coelho de Sousa, e o auxiliar técnico de controle externo Robson Lima Medeiros, após a leitura do compromisso, assinaram o termo de posse.
Anderson Calandrini Braga, aprovado para o cargo de auditor de controle externo na área administrativa também se manifestou. “Quero agradecer em meu nome, e penso que posso falar pelos meus colegas, sobre a maneira carinhosa com qual estamos sendo recebidos. Aproveito para agradecer a minha esposa pelo incentivo e compreensão pelas ausências em razão dos estudos que me fizeram estar aqui agora”, reconheceu Anderson.
Os novos servidores participarão da ambientação promovida pela Ecav, período no qual terão contato inicial com as práticas e rotinas do TCE-PA, além de receber informações a respeito das atividades de cada setor do órgão. Após duas semanas, eles serão lotados em suas áreas específicas.