Na terceira sessão plenária de 2019, o Tribunal de Contas do Estado do Pará manteve na pauta de julgamento onze processos, sendo que a maioria relativa a registros de aposentadoria (5) e atos de pensão (4), estes extintos sem resolução do mérito. Uma denúncia formulada a respeito de processo licitatório da Imprensa Oficial do Estado do Pará foi considerada improcedente e arquivada. A Corte de Contas deferiu um ato de reversão ao serviço ativo.
Na pauta administrativa, foi lembrada a recente instalação do Data Center do TCE-PA, ocorrida no último domingo, 13. Durante a operação coordenada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), foram necessários o fechamento do quarteirão entre as avenidas Brás de Aguiar e Nazaré pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a utilização de um guindaste com capacidade de 220 toneladas. Outras duas carretas deram apoio e mais de uma dezena de profissionais trabalharam na ação, realizada em conformidade com as exigências que o protocolo de segurança exige para uma iniciativa deste porte.
O coordenador da área de Tecnologia da Informação do TCE-PA, conselheiro Nelson Chaves, acredita que o evento se revestiu de alegria em sua conclusão pela vitória alcançada. “Ela deve ser festejada. Quando um evento se finaliza, muitas pessoas não têm ideia de quanto trabalho ele deu para que se concretizasse: o contato com os fabricantes, as licitações, a colaboração de todos os servidores, em especial, da competente equipe da SETIN”, declarou.
O conselheiro elogiou o trabalho de todos os envolvidos na operação logística, que abrangeu desde o transporte de São Paulo a Belém até a instalação final do Data Center. “Penso que o tribunal, de fato, deu um passo no sentido à modernidade e a minha palavra como coordenador é, sobretudo, de agradecimento”, completou o conselheiro.
Congratulações - O conselheiro Luís Cunha parabenizou a Presidência do TCE-PA pela aquisição do Data Center visto ser um sonho muito acalentado pela instituição. De acordo com o conselheiro, o equipamento acondicionado em um contêiner economiza 40% de energia elétrica comparado ao consumo de um similar instalado internamente, além de custar 30% menos que o modelo tradicional, podendo ser transportado para qualquer outro local, caso haja necessidade.
O conselheiro Luís Cunha também propôs ao Plenário a formalização de congratulações do TCE-PA ao novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) para o biênio 2019-2020, conselheiro Sérgio Leão; ao vice-presidente, conselheiro José Carlos Araújo; e ao conselheiro corregedor Cezar Colares.
A proposição foi acatada à unanimidade, assim como a moção de agradecimento ao titular da Semob e ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e demais profissionais participantes da operação de içamento e instalação do Data Center.
A conselheira Rosa Egídia Lopes felicitou a atual gestão pelo sucesso na instalação do equipamento de informática, com a continuidade de um trabalho planejado em outras administrações do TCE-PA. “O sucesso da operação só mostra que ela foi muito bem administrada e coordenada. Fico feliz e estamos ansiosos pela inauguração do Data Center neste tribunal e que será de grande importância para a modernização de nossa Corte”, comentou a conselheira ouvidora.
A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, agradeceu o empenho de todos na operação. “Essa ação do Data Center é de todos nós. Foram várias mãos para chegarmos aqui. Estamos dando continuidade a um trabalho que vem sendo realizado há algum tempo”, revelou a presidente.
A inauguração do Data Center está prevista para ocorrer até o final deste mês, na sede do tribunal.