TCE recebe exposição “Pingos, Traços e Cores”, da artista mirim Endy RP

A exposição “Pingos, Traços e Cores”, da artista mirim Endy RP, recebeu a visita de autoridades, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e estudantes da Escola Municipal Ruy da Silveira Britto nesta quinta-feira, 27, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo, no edifício-sede da Corte de Contas.

Ao som da música "Aquarela", de Toquinho, a menina de 10 anos abriu a primeira exposição da sua carreira. Endy desenha e pinta imagens de mulheres e meninas em expressão de liberdade. “O que eu mais gosto de desenhar são as mulheres; gosto de representá-las”, disse ela, que começou a praticar sua arte aos 7 anos de idade. 

Endy inspira colegas que dividem a sala de aula na escola onde estuda. A amiga da artista, Samy Araújo, falou sobre o convívio entre ambas. “Eu via a Endy desenhando e um dia elogiei; disse que eram desenhos bonitos. Nos aproximamos e foi muito legal, porque começamos a conversar sobre os temas e, às vezes, até dou ideias para ela. Inclusive, tem uma pintura na exposição de uma menina galáctica, que a Endy fez depois de uma sugestão minha. Fiquei muito feliz em ver a pintura aqui”, falou.

Conselheiros e conselheiros substitutos prestigiaram o evento que começou após a sessão plenária. O conselheiro presidente em exercício, Cipriano Sabino, convidou os presentes para apreciar as obras de arte da menina no Espaço Cultural. O cônsul do Japão, Hiroaki Aizawa, prestigiou a exposição da pequena artista que também se inspira nos desenhos “Anime” e "Mangá”, famosos entre as crianças japonesas para criar suas telas.

“É impressionante conhecer uma menina de 10 anos que desenhe “Mangá” dessa forma. O Tribunal está de parabéns em proporcionar à sociedade este espaço e, para nós do Consulado, conhecer um lugar assim é muito importante. Saber que a cultura japonesa está sendo divulgada é uma satisfação”, completou o cônsul.

O Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo do TCE-PA foi criado há 10 anos por meio de proposição do conselheiro Nelson Chaves. O projeto visa abrigar artistas paraenses, como forma de incentivo à arte e a cultura locais. Hoje, esse Espaço recebeu pinturas e desenhos da artista mirim.

“É uma alegria muito grande, por vários motivos, abrir esta exposição. O primeiro deles, porque o espaço foi resultado de uma proposição com acolhimento de todos, que nós transformássemos o hall de entrada do Tribunal em um espaço cultural. Aqui já tivemos lançamento de livros, selos, nossa exposição durante o Círio de Nazaré, entre tantos artistas locais. É um espaço em uma área nobre da cidade, e que possibilita que esses tipos de lançamentos sejam feitos aqui. É também um serviço à sociedade e, com ações simples, damos oportunidade principalmente àqueles artistas que muitas vezes não dispõem de recursos para disputa de um espaço como este. Aqui, eles encontram as portas do Tribunal abertas para o florescer de suas artes”, concluiu Nelson Chaves.

O conselheiro ainda ressaltou sobre a importância em receber Endy RP com suas pinturas. “É uma alegria abrirmos a exposição de uma menina de 10 anos com um talento que floresce; e estudante de escola pública. Houve a manifestação da vontade da escola, da família e da própria Endy, para que pudesse exibir este início de uma carreira exuberante e absolutamente exitosa. Tenho certeza que esse primeiro ponto não será esquecido. Na  sua primeira exposição, ela teve a oportunidade de fazer em uma instituição teoricamente fria como um tribunal de contas, mas que não é. Nós fazemos parte dessa sociedade e abrimos nossas portas com alegria e muita emoção por ela ser uma artista tão jovem e com um trabalho já tão expressivo”, declarou ele.

A exposição está aberta ao público das 8 às 15h, de segunda a quinta-feira, até 25 de julho.

Expo Endy 28.06.2019

Expo Endy A 28.06.2019

Expo Endy B 28.06.2019

Expo Endy C 28.06.2019

Expo Endy D 28.06.2019

Expo Endy E 28.06.2019

Expo Endy F 28.06.2019

Expo Endy G 28.06.2019

Expo Endy H 28.06.2019

Expo Endy J 28.06.2019

Expo Endy K 28.06.2019

Expo Endy L 28.06.2019

Expo Endy M 28.06.2019

Expo Endy O 28.06.2019

Expo Endy P 28.06.2019

Expo Endy Q 28.06.2019

Expo Endy R 28.06.2019

Expo Endy S 28.06.2019

Expo Endy T 28.06.2019