Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo - Exposições - Julieta de França

Nome da exposição: Julieta de França
Período da exposição: 18/05/2010 a 31/05/2010
Expositor: Curadoria da exposição assinada pela professora Jussara Derenji

delimitador

Apresentação

Visando intensificar sua relação com entidades parceiras no âmbito cultural, o Tribunal de Contas do Estado do Pará aceitou o convite do Museu da UFPA para trabalhar em ações culturais durante a 8ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para Harmonia Social”.

O propósito da semana é mobilizar os museus brasileiros, espaços culturais, bibliotecas e afins a aderirem ao tema, a partir de um esforço de adequação de suas programações por um período específico, intensificando a relação desses com a sociedade.

Com a exposição Julieta de França: mulher e escultora paraense, o Centro de Memória ofereceu à sociedade atividades de interação com a história da escultora Julieta de França, que se destacou no mundo das artes no final do século XIX e início do século XX, quebrando paradigmas por ser a primeira mulher e artista brasileira a conquistar o prêmio de viagem ao exterior.

A escultora paraense Julieta de França, nasceu em Belém em 1870. De uma família de músicos, filha do casal de pianistas Joaquim Pinto de França e Idalina Pinheiro de França. Seus primeiros estudos artísticos foram realizados com o artista de pinturas sacras Domenico de Angelis. Sua obra situa-se no realismo e teve destacada presença nos salões nacionais.

Deixou poucos trabalhos do muito que produziu em longa carreira marcada por dificuldades e incompreensão. No Pará, além de obras de menor porte, ficaram como testemunho da qualidade de seus trabalhos dois bustos: o de Serzedello Corrêa e o do Barão do Rio Branco. “Visitando Julieta” um percurso entre as duas esculturas, procura ampliar o conhecimento e a percepção dos monumentos em áreas públicas da cidade, ocorrendo na Semana Nacional de Museus do ano de 2010 como iniciativa conjunta do Tribunal de Contas do Estado e do Museu da Universidade do Pará. No bojo do tema da Semana: Museus e Harmonia Social, busca-se iluminar a figura de uma mulher pioneira em muitos aspectos e cuja trajetória ilustra a luta de gêneros enfrentada para exercer uma profissão considerada como masculina no início do século passado.  

Galeria de Fotos