Conselheiros, substitutos e servidores participam do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

Com o tema “O Tribunal Contemporâneo e as Políticas Públicas”, e resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo realizados no Brasil - o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), e o Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) -, Foz do Iguaçu recebe, de 11 a 14 de novembro, o I Congresso Internacional  dos Tribunais de Contas. 

Representando o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no evento, o presidente Odilon Teixeira, a conselheira corregedora Rosa Egídia e o conselheiro ouvidor Luís Cunha participam de toda a programação. O Congresso é prestigiado, ainda, pelos conselheiros substitutos Julival Rocha, Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza.

As secretárias de Controle Externo e Planejamento, respectivamente Ana Paula Maciel e Lilian Bendahan; o titular da Setin do TCE-PA, Cláudio Vinagre, o chefe de Gabinete da Presidência Alexandre Charone, o secretário da UR2, Rafael Laredo, e os servidores Reinaldo Valino, Sônia Abreu e Priscilla Paz, também participam da programação na cidade paranaense. 

O evento

De acordo com os organizadores, durante o Congresso serão capacitados, simultaneamente, servidores públicos de todos os estados participantes e de diversos setores da sociedade civil. 

Esta diversidade do público, ainda segundo a organização do evento, é um dos principais diferenciais do encontro internacional. Nesse sentido, será permitido um amplo debate a partir da temática escolhida, considerada uma oportunidade única de integração.

Outra premissa destacada pelo IRB e Atricon é que o evento conjunto irá permitir o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, demonstrando, mais uma vez, que o sistema de contas está atento às novas técnicas administrativas e tecnologias, e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público.

Programação 

Após a solenidade de abertura foi aberta a programação oficial com a mesa redonda composta pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro e pelo presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira. 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., deu as boas vindas aos participantes na cerimônia que contou com autoridades de todo o Brasil. 

Diversos painéis com renomados palestrantes e conferencistas, lançamentos de livros, programação técnica e atividades paralelas compõem os trabalhos e debates durante os três dias do evento.

encontro tcs 2019 2