História de Saboeiro: Conselheiro aposentado do TCE-PA lança livro sobre sua cidade natal

A trajetória da cidade de Saboeiro no Império e na República e seus “estreitos laços com o Pará”. Assim o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e professor de Direito Constitucional da UFPA, Antonio Erlindo Braga, define “História de Saboeiro e as Sete Irmãs na Monarquia e na República”, livro de sua autoria que será lançado nesta quinta-feira, 21, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo, da instituição.

O trabalho é fruto de “obstinada pesquisa” do autor, e que resgata a origem, organização política, judiciária e eclesiástica de Saboeiro, cidade cearense localizada no coração dos Inhamuns, à margem esquerda do rio Jaguaribe, o mais importante curso d’água no Ceará, sendo o rio uma de suas belezas naturais nos caldeirões represados.

Ainda segundo Braga, a obra evidencia a importância da família de sete irmãs de Saboeiro nas atividades políticas da Província do Ceará, com destaque na Magistratura, Ministério Público, jornalismo e na vida religiosa. “Saboeiro teve grande importância e influência política no Ceará e no Império”, revela.

O município é berço da República no coração dos Inhamuns, que em 18 de agosto de 1872 fundou o primeiro Clube Republicano no Ceará. A cidade também é palco da abolição da escravidão no sertão dos Inhamuns, pois em 10 de julho de 1883, no paço da Câmara Municipal, fundou a Sociedade Libertadora Saboeirense, cujo objetivo era extinguir a escravidão no local, libertando na ocasião trinta e dois escravos.

Laços com o Pará
Antonio Erlindo Braga revela também que Saboeiro tem laços estreitos com a história do Pará. Segundo ele, o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira, natural do município, foi chefe de Polícia (secretário de Segurança Pública) da Província do Pará.

Já o bacharel Gonçalo de Lagos Fernandes Bastos, também nascido em Saboeiro, e parlamentar Constituinte de 1891, foi um dos fundadores do Partido Republicano Federal. Na solenidade de abolição da escravidão no Ceará, em 25 de março de 1894, o político se manifestou representando os jornais “A Constituição”, de Fortaleza, o “Diário de Notícias” e “A Província do Pará”, ambos de Belém.

O autor do livro se autodeclara “embaixador plenipotenciário” da cidade cearense. “Saboeiro muito contribuiu para a história política do Ceará, do Pará e do Brasil, quer na Monarquia, quer na República”, disse ele.

Serviço
Lançamento do livro “A História de Saboeiro e as Sete Irmãs na Monarquia e República”, de Antonio Erlindo Braga
Local: Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo – TCE-PA
Endereço: Travessa Quintino Bocaiúva, 1585.
Hora: 18h

Cons. aposentado do TCE PA Antonio Erlindo Braga