Ideias Verdes: TCE realiza palestra “Eu e o Meio Ambiente Construído”

O Auditório Ministro Elmiro Nogueira do Tribunal de Contas do Estado recebeu, na manhã desta quarta-feira, 05, dezenas de servidores que foram até o local para assistir a palestra proferida pelo engenheiro civil e técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Fernando Mota Pereira e Silva, “Eu e o Meio Ambiente Construído”.

O objetivo do evento foi implantar as cinco propostas vencedoras do Concurso Ideias Verdes. A palestra foi dirigida a todos os servidores que compõem o quadro funcional da Corte de Contas, bem como aos trabalhadores terceirizados que prestam serviços ao Tribunal. Outros objetivos da palestra foram sensibilizar a todos sobre a questão ambiental e desenvolver atividades focadas na sustentabilidade.
 
Antes da palestra ter início, a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, saudou os presentes e fez um breve discurso. Suas palavras fizeram uma contextualização da questão ambiental em todo o mundo; das manifestações em favor da sustentabilidade, e da satisfação que ela tem em liderar na Corte de Contas, o processo de implantação da sua política ambiental, iniciada, de acordo com a Presidente, na gestão do Conselheiro Fernando Coutinho Jorge.
 
A Conselheira citou a campanha de coleta seletiva, a instituição da Semana do Meio Ambiente, as parcerias firmadas com as associação de catadores da Pedreira e do Aurá, o próprio Concurso Ideias Verdes, e seus finalistas, Hildenar Franco, Ubirajara Andrade, Cleber Sabbá, Suelena Chama e Francisco Filho.
 
A Presidente lembrou também das limitações dos recursos naturais e da necessidade de adoção de postura que privilegie o uso racional desses recursos, a fim de garantir a qualidade de vida de todos, o que é fundamental segundo ela.
 
Ainda de acordo com a Presidente, a utilização racional de energia elétrica, de água, de papel e a motivação de servidores quanto a premência dessas utilizações também justificaram o encontro. Sobre a palestra, a Conselheira disse que ela tinha total relação com a mentalidade sustentável, comprometida com o meio ambiente, em defesa da natureza e em prol não apenas da nossa qualidade de vida, como também das futuras gerações.
 
Perguntado sobre a metodologia utilizada na palestra, o Dr. Fernando disse que optou por provocar a todos os presentes. Para tanto, ele recomendou que a organização da palestra espalhasse antes do seu início por todo o auditório, lixo gerado no ambiente de trabalho, de modo que deixasse o ambiente “bem desagradável”.
 
Em seguida, ele pediu que todos limpassem o que achassem necessário. O palestrante foi imediatamente atendido. Ele disse que sua atitude simbólica era alertar sobre a necessidade de manter-se um ambiente limpo e agradável.
 
Além disso, segundo Fernando, sua iniciativa buscou conscientizar a todos sobre a necessidade de expandir essa ideia de ambiente limpo para a vida pessoal de cada um, individualmente nas suas casas e na sua postura em toda a cidade. Só através dessa conscientização é que se pode modificar a relação de cada um com o meio ambiente. Ele destacou, ainda, as relações de todos nós com a natureza e entre os próprios seres humanos, quer seja no ambiente de trabalho, quer dentro de casa.
 
Vídeo
 
Após a palestra, o integrante da Comissão da implantação das Ideias Verdes, Francisco Rodrigues da Silva Filho, falou aos presentes sobre a importância do artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que trata dos direitos de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Francisco aproveitou para deixar uma mensagem sobre educação ambiental e a necessidade de termos uma vida menos poluída e degradada, e mais respeitosa com todas as formas de vidas.
 
A inegrante da comissão Renata Nascimento agradeceu a presença de todos, e houve a apresentação de um vídeo estrelado pelo ídolo pop Michael Jackson (1958/2009) sobre devastação do meio ambiente.
 

Outra integrante da “Comissão de Implantação das Ideias Verdes”, Vera Fidalgo, disse que a escolha do palestrante se deu em razão do seu perfil, que ia de encontro as propostas vencedoras do concurso.