Sessão Plenária: verba de convênio firmado em Moju deverá ser devolvida por ex-gestor

Na quinta sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em 2020, ocorrida nesta terça-feira, 21, determinou-se a devolução de mais de R$ 11,3 mil atualizados e corrigidos monetariamente após o julgamento da prestação de contas de convênio firmado entre o estado e entidade do município de Moju. Multas regimentais também serão aplicadas.

O dinheiro era parte de recursos destinados para a alimentação de presos de justiça mantidos na Delegacia de Polícia Civil de Moju, conforme o previsto no Convênio nº 58/2009 firmado entre a Superintendência do Sistema Penal e a Sociedade Cooperativa Prestadora de Serviços de Vigilância Comunitária –Moju.

Entre as irregularidades identificadas estão a emissão de cheques para pagamentos sem identificação dos beneficiários ou mesmo em favor do próprio emissor com valores distintos das notas fiscais apresentadas, assim como a inabilitação da entidade gestora dos recursos para a prestação do serviço por não exercer atividades compatíveis com o objeto do convênio firmado.

Mais três prestações de contas foram consideradas regulares, duas com ressalvas. Um recurso de reconsideração foi negado, sendo mantida a decisão do Acórdão nº 54.150, de 13/11/2014. Já o pedido de rescisão formulado no processo nº 2019/51992-1 teve provimento parcial.

O Pleno deferiu cinco atos de admissão, 21 aposentadorias, cinco pensões e uma pensão especial. Houve ainda extinção de processos, retiradas de pauta e pedido de vista.

Pauta administrativa - O TCE-PA aprovou votos de condolências ao conselheiro ouvidor Luís Cunha e família pelo falecimento de sua genitora Maria de Souza Cunha Teixeira, ocorrido na última sexta-feira, 17.

No encerramento da sessão, foi lembrada a abertura da "Exposição de Calendários do Japão - O mundo mágico da cultura japonesa e o papel", que receberá visitas a partir de quinta-feira, 23, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rego, às 11 horas.

Serão expostos calendários, que em formato de livretinhos já fazem parte do cotidiano da população mundial e da cultura japonesa desde 1873. Trinta anos depois, o calendário diário foi introduzido na cidade de Osaka, no Japão, sendo bastante popularizado em 1945. Os calendários também são importantes meios de divulgação das paisagens japonesas.

SESSÃO PLENÁRIA 21 DE JANEIRO 2020