Escola de Contas lanca Projeto Formação de Instrutores do TCE-PA

Mais uma das etapas previstas para a instalação do Projeto de Instrutores do TCE-PA foi contemplada nesta quarta-feira 23. Com as presenças da Conselheira Lourdes Lima, Presidente da Corte de Contas, e do Conselheiro Luís Cunha, Coordenador de Capacitação de Recursos Humanos, teve início às 9h no auditório Ministro Elmiro Nogueira, a reunião que apresentou os instrutores voluntários do projeto idealizado pela equipe responsável pela implantação da Escola de Contas (EC) do TCE-PA.
Neste primeiro momento, onze servidores se habilitaram para participar do projeto que está fundamentado no Plano de Gestão 2009 (diretriz estratégica nº. 4) do TCE-PA, bem como no subcomponente 2.6 do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil – PROMOEX, que trata da criação e estruturação das escolas de contas, prevê uma programação anual de eventos e a implementação de atividades didáticas.
 
“O objetivo do projeto é formar uma equipe de servidores efetivos do TCE-PA para atuarem como instrutores e nivelar didaticamente os instrutores recrutados voluntariamente pela EC. Outro objetivo específico da iniciativa é socializar a metodologia de trabalho proposta pela EC do TCE, acompanhar e avaliar os procedimentos acadêmicos adotados pelos instrutores” disse Vera Fidalgo, uma das responsáveis pela implantação da Escola de Contas do TCE-PA.
 
Resultados esperados
 
Atender às expectativas da Presidência do TCE no que diz respeito a dar oportunidades aos servidores efetivos quanto a prática da docência, além de ampliar o atual quadro de instrutores da Corte de Contas.
 
“Com as exposições dos instrutores voluntários, foi cumprida mais uma das etapas do Projeto Formação de Instrutores do TCE. Consideramos muito importante a participação de todos e o apoio da Conselheira Lourdes Lima. Saudamos também as palavras de incentivo proferidas nesta reunião pela Presidente e pelo Coordenador de Capacitação de Recursos Humanos, Conselheiro Luís Cunha, em nome dos quais agradecemos ao apoio dos demais Conselheiros, acrescentou Vera Fidalgo.
 
“Este é um projeto que valoriza a ‘prata da casa’ e será construído de acordo com as expectativas, demandas e características de cada instrutor. Ou seja, cada um dos instrutores dará o direcionamento das ações do projeto. Portanto, parabenizo a todos e desejo sucesso a mais essa ideia materializada pela nossa equipe de servidores”, afirmou a Presidente Lourdes Lima.
 
“Quando houve a possibilidade de optar por uma coordenação desde que cheguei ao TCE, imediatamente fiquei satisfeito com a que trata de Capacitação de Recursos Humanos. Portanto, fico muito feliz em colaborar com esta iniciativa. Nessa condição, me coloco à disposição para ser um interlocutor entre os servidores e a Presidência; um colaborador que festeja e apoia mais esta iniciativa do quadro de Conselheiros, gestores e servidores desta Casa, que deve sempre pensar em se tornar uma das mais destacadas do Brasil”, revelou o Conselheiro Luís Cunha.
 
Instrutores voluntários
 
Cada instrutor do Projeto Formação de Instrutores do TCE expôs durante dez minutos temas livres que serviram para avaliar a parte didática das exposições. São eles:
 
Ana Paula Maciel
Clóvis Luz
Daisy Carneiro
Fátima Leão
Francisco Rodrigues Filho
Leônidas Gonçalves
Marco Ponte
Paloma Mendonça
Roberto Reis Jr.
 
Os servidores instrutores Álvaro Rocha Neto e Luiz Thomaz Conceição, por razões ligadas às suas atividades de rotina na Corte de Contas, ficaram impossibilitados de apresentar suas exposições.