Processo Eletrônico: Setin inicia treinamentos presenciais do e-TCE

A Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) iniciou nesta terça-feira, 21, os treinamentos presenciais para os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), referentes à utilização do sistema de Processo Eletrônico e-TCE na Corte de Contas.

A capacitação está ocorrendo na nova sala de treinamento (equipada com computadores), de acordo com os protocolos sanitários exigidos pela pandemia da Covid-19. Os procedimentos de segurança foram tomados a partir da necessidade de distanciamento social e visando, dessa forma, a segurança dos servidores durante as atividades.

O “e-TCE”, novo sistema de gerenciamento de processos e expedientes eletrônicos do TCE-PA, irá entrar em atividade brevemente. O sistema tem como diferencial seu alto nível de controle gerencial, o baixo custo operacional, por ser 100% operacionalizado via web, e, ainda, a facilidade de acesso e manuseio.

O treinamento é uma das atividades finais da implantação do sistema, que vai capacitar servidores do TCE-PA e do MPC-PA. São duas turmas por dia, com carga horária de duas horas por turma.

“O e-TCE será a espinha dorsal do tribunal, no que se refere a sistemas de informação. Sua implantação substituirá apenas o SISGED, sistema que atualmente controla a tramitação dos processos físicos. Os demais sistemas do TCE-PA irão continuar e poderão conversar com o e-TCE”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Cláudio Vinagre.

Os novos processos no tribunal serão, agora, 100% eletrônicos.

Segundo a servidora e facilitadora da capacitação, Lêda Souza, um dos maiores benefícios na automação desses processos é o aumento na produtividade do servidor. “Agora tudo será digital. O servidor conseguirá se organizar melhor, a produtividade vai melhorar e o custo com uso de material, diminuir”, disse Lêda.

treinamento processo eletronico 1
treinamento processo eletronico 1
treinamento processo eletronico 1
treinamento processo eletronico 1
treinamento processo eletronico 1
treinamento processo eletronico 1