Ao realizar a primeira reunião de alinhamento nesta quinta-feira, 20, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) deu o pontapé inicial para a elaboração do “Planejamento Estratégico 2022-2027”.
A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube, no link https://youtu.be/r7Uyv_o30hA.
Com o lema “Planejar para superar os desafios”, o Planejamento Estratégico é uma proposta de intervenção que visa à melhoria de desempenho institucional contendo as estratégias que devem nortear as futuras ações da Corte de Contas em um período de seis anos.
A secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do TCE, Lilian Bendahan, abriu os trabalhos dando as boas-vindas aos participantes em nome da presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima.
Ela explicou os objetivos da reunião, que pretendeu apresentar a metodologia empregada, etapas e o cronograma de atividades para a criação do documento. O prazo final de entrega do “Plano Estratégico 2022-2027” é em outubro.
Lilian Bendahan também reforçou ser de extrema importância a colaboração de todos para o êxito do planejamento que estará vigente por três administrações nos próximos anos.
“Amando o que fazemos, conseguimos resultados excelentes porque a nossa dedicação, o comprometimento, a responsabilidade como servidores públicos estão acima de qualquer interesse maior”, destacou.
O auditor de Controle Externo Vicente Anchieta Júnior explicou o conceito de estratégia, suas características e os obstáculos que impedem sua implementação.
Conforme exposição, a estratégia afeta o bem-estar da organização com mudanças, não é uma ação repetida ou rotineira e é deliberada em diversos níveis.
Entre os obstáculos, segundo ele, estão a natureza política dos processos organizacionais, conflitos entre operações e atividades inovadoras e o conhecimento limitado dos ambientes internos e externos que envolvem as instituições.
Em continuidade, o auditor de Controle Externo expôs a metodologia a ser empregada no planejamento estratégico que vai abranger o período 2022-2027. Ela será fundamentada no modelo lógico e situacional, com a utilização das ferramentas do Balanced Scorecard.
A construção do plano prevê a elaboração do diagnóstico estratégico do TCE-PA, a definição do marco lógico com a identificação do problema a ser solucionado, a elaboração de ações estratégicas e o estabelecimento de indicadores.
A fim de auxiliar os participantes na criação das estratégias de suas respectivas áreas, a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPGE) irá disponibilizar o conteúdo abordado para consulta em um tutorial, que estará acessível na pasta da Secretaria na Intranet.