Tribunal de Contas adere à campanha setembro amarelo

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) adere mais uma vez à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio com uma série de ações promovidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, sob a coordenação do conselheiro Luís Cunha. Estão previstas abordagens educativas e de orientação aos servidores, com distribuição de panfletos e da fita amarela símbolo da campanha. Além disso, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Relações Públicas, será promovida uma programação especial informativa para os servidores e sociedade em geral durante todo o mês, com lançamento de podcast, entrevistas temáticas na Rádio TCE e divulgações nas redes sociais relacionadas ao tema. 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo, com especial data para o dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
 
Segundo informações oficiais do site da campanha nacional, são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, o que reforça a importância do assunto como questão de saúde pública. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados estavam relacionados a transtornos mentais. A depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias, estão entre as principais causas do suicídio. 
 
Visando melhor prevenir o problema e reduzir as estatísticas, nasceu a campanha Setembro Amarelo. De acordo com o CFM, 17% das pessoas no Brasil pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida.
 
O suicídio pode ser compreendido como um ato deliberado executado pela própria pessoa, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que ele acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente se denomina de comportamento suicida os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.
 
O comportamento suicida é uma urgência médica considerando as consequências das ações de risco para o indivíduo, que pode sofrer desde lesões graves e incapacitantes, até a sua morte. O ato de tentar tirar a própria vida também traz consequências graves para a sociedade. 
 
Para o CFM, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde. Deve ir além dela, sendo necessárias medidas envolvendo a todos. Cabe a todos trabalhar para diminuir esse mal social e é exatamente isso que o TCE-PA faz ao se associar à campanha.
 
setembroamarelo2021