“3º Congresso do Ministério Público da Região Norte” discute papel do Ministério Público na Amazônia

No final da tarde de terça-feira, 26 de outubro, o TCE se fez presente na abertura solene do “3º Congresso do Ministério Público da Região Norte”, promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Pará - Ampep e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp. A abertura foi realizada no Theatro da Paz com a presença de diversas autoridades locais e nacionais, entre elas a presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima.

O evento foi aberto por Márcio Maués, presidente da Ampep; Manuel Murrieta, presidente da Conamp; César Bechara Nader Mattar Júnior, Procurador-Geral de Justiça do Estado; e Ivana Cei, Procuradora-Geral de Justiça do Amapá e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos MPs dos Estados e da União (CNPG).

O Congresso traz os temas de inovação e tecnologia para o centro das discussões institucionais, e também contextualiza a importância do papel do Ministério Público na Amazônia. Este foi inclusive o tema da palestra magna proferida pela doutora em Ciências Sociais, professora Violeta Refkalefsky Loureiro, que fez uma análise crítica sobre a evolução histórica do preconceito sofrido pela região por parte do restante do país, com o consequente estímulo ao desmatamento, extermínio das culturas indígenas originais e falta de investimentos que proporcionem o desenvolvimento da região, mantendo a floresta em pé.

Após a aula magna, os presentes foram brindados com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. No programa, um passeio pela história das composições sinfônicas e um ato dedicado à relação entre música e as trilhas para cinema. Ao final foi interpretada uma versão de “No Meio do Pitiú”, carimbó de Dona Onete, em versão para orquestra. O “3º Congresso do Ministério Público da Região Norte” se encerra nesta quinta-feira, 28.

Texto: Esperança Bessa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)

CongressoMPAE26.10.2021

O Procurador de Justiça Marco Antônio das Neves, a Desembargadora Luzia Nadja Guimarães,

a Conselheira Presidente do TCE-PA Lourdes Lima e o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar

 

murrieta e márcio

Manuel Murrieta, presidente da Conamp, e Márcio Maués, presidente da Ampep

 

CongressoMPAD26.10.2021

O anfitrião do 3º Congresso do Ministério Público da Região Norte, o Procurador-Geral de Justiça do Pará César Mattar 

 

CongressoMPAC26.10.2021

A professora Violeta Refkalefsky Loureiro proferiu palestra magna durante a abertura do Congresso

 

CongressoMPAB26.10.2021

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresentou-se durante o 3º Congresso do Ministério Público da Região Norte

 

CongressoMPAA26.10.2021

O majestoso Theatro da Paz, inaugurado em 1874, no período áureo do Ciclo da Borracha (1870-1912)