Sessão especial marca despedida do Conselheiro Nelson Chaves no TCE-PA

Emoção e muitas palavras de agradecimento fizeram da sessão especial em homenagem ao Conselheiro Nelson Chaves, realizada na quarta-feira, 10 de novembro, uma ocasião inesquecível para o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Com mais de 26 anos de carreira no Tribunal, Conselheiro Nelson Chaves encerrará sua trajetória brilhante na Corte de Contas após inúmeras realizações que certamente fazem parte da história do TCE e de seu desenvolvimento institucional.

O sentimento que norteou a sessão foi de muita gratidão por todo o trabalho realizado em favor do controle externo paraense, que inclui a criação do Projeto TCE Cidadão, a promoção do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados e do Conversando com o Controle Interno, além de muitas outras iniciativas que fomentaram a cultura local, como a inauguração do Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego e da Exposição Canoas de Promesseiros, e a formação do Coral Conselheira Eva Andersen Pinheiro, tudo no âmbito da Corte de Contas.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores do TCE-PA, Wellington Reis, que falou em nome dos servidores, o Conselheiro Nelson Chaves foi um dos grandes mentores do Tribunal com a criação de importantes projetos. “Um Conselheiro do debate, da mediação, do diálogo, sempre disposto a receber os servidores, ouvindo as suas demandas. Certamente deixou o Tribunal melhor do que era quando entrou. Parabéns por toda a sua trajetória”, discursou.

Em nome de todos os secretários de gestão no TCE-PA, o procurador-geral Elias Chamma apontou a preocupação sempre marcante do Conselheiro Nelson Chaves com o coletivo por meio de suas iniciativas. “Agradecemos pelo apoio e por toda a sua carreira em favor do social e que foi um exemplo de vida a todos nós. O nosso sentimento é de gratidão”, comentou o procurador.

Representando todos os Conselheiros Substitutos, Daniel Mello considera o homenageado como “um homem à frente de seu tempo, não sendo fácil defini-lo em um momento tão especial”. Segundo ele, falar sobre o Conselheiro Nelson Chaves é falar de alguém “que dedicou seu tempo em materializar ideias pessoais em prol do outro, com o genuíno espírito público que habita em si”. Para os Conselheiros Substitutos, fica o exemplo de honradez, humanidade, justiça e resiliência.

O procurador geral de Contas do Estado, Guilherme Sperry, contou o apoio concedido pelo Conselheiro à ideia de um Ministério Público de Contas forte e autônomo. "Agradeço por todos esses anos de convivência fraterna. O MPC sempre estará de portas abertas para recebê-lo”, frisou.

O Conselheiro Ouvidor do TCE, Odilon Teixeira, destacou a vanguarda com a qual o Conselheiro Nelson Chaves sempre atuou ao longo de sua trajetória e que “certamente contribuiu para a construção dessa belíssima instituição que é o TCE”. “Foi uma honra ter servido com você durante todo o período em que estivemos juntos no Tribunal”, declarou o Ouvidor.

Nas palavras do Conselheiro Luis Cunha, Nelson Chaves encerra mais um ciclo de sua vida com muito brilho. “No TCE, foi protagonista no exercício do controle externo. Estamos aqui para dar prosseguimento às ideias instituídas por meio de sua autoria, pois não há como esquecer de seu protagonismo”, disse Luis Cunha.

O conselheiro Cipriano Sabino afirmou se sentir muito honrado por poder se manifestar em um momento tão importante e desejou muito sucesso na nova etapa da vida do Conselheiro Nelson Chaves. “Onde estiver, certamente fará um excelente trabalho”, acredita Cipriano Sabino.

O procurador geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Júnior, disse ter feito questão de participar da sessão especial e assim poder demonstrar todo o seu apreço pelo homenageado. ”Quero manifestar a minha gratidão por tudo o que Vossa Excelência fez e faz pelo fortalecimento de nosso estado”, exaltou.

Amigo pessoal do Conselheiro Nelson Chaves de longa data, o Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro revelou ter sido um privilégio ter convivido por mais de um ano e meio na Corte de Contas ao lado do homenageado. “Foste o farol que me conduziu aqui neste período, sempre uma referência na capacidade de acreditar na mudança. É olhar para trás e se orgulhar do seu legado, e olhar para frente e semear novas ideias”, defendeu o Corregedor.

A Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Lopes disse que aprendeu a admirar, a respeitar e a se espelhar na conduta de Nelson Chaves ao longo dos anos compartilhados na Corte de Contas. “Uma inspiração, um exemplo a ser seguido e um aliado em inúmeras causas”, confirmou a vice-presidente.

Um dos momentos mais emocionantes da sessão especial ficou reservado para a manifestação da Conselheira Presidente Lourdes Lima, também amiga de muitos anos do Conselheiro decano, sendo ele um grande incentivador em diversos momentos de sua carreira pública. “Ele nos deixa uma trajetória recheada de competência, de sucesso e de muito comprometimento profissional. Reúne um grande legado deixado em todos os lugares por onde passou. Seus projetos fizeram e fazem sucesso nessa casa”, declarou a presidente.

Em seu pronunciamento, Nelson Chaves agradeceu à Assembleia Legislativa do Estado do Pará pela indicação de seu nome, feita há 26 anos, para que assumisse o cargo de Conselheiro. Agradeceu também a todos que fizeram parte de sua carreira no TCE-PA, em especial aos servidores pelo apoio que deram às suas ações. E aos que esperavam mais dele como pessoa pública, deseja que saibam e que reconheçam o esforço em ter tentado fazer o melhor.

“Eu combati o bom combate. Recolho minhas armas, mas guardei a minha fé. Quando olho o trabalho de todos os senhores e senhoras, sei que haveremos de festejar a construção de uma pátria fraterna, feliz e solidária desse Brasil que todos amamos. Obrigado por tudo”, disse Nelson Chaves. O Conselheiro recebeu o colar usado no período em que foi presidente (1997-1999), sua toga e uma placa simbólica em reconhecimento pelos valorosos serviços prestados como membro da Corte de Contas.

Prestigiaram a cerimônia os Procuradores de Contas Patrick Bezerra, Silaine Vendramin, Stephenson Victer, Felipe Rosa Cruz, Deíla Maia, Stanley Botti e Danielle da Costa. A presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Karla Bengtson, que foi servidora do TCE-PA, também compareceu à homenagem, que emocionou todos os presentes, entre os quais servidores de diversos setores do TCE-PA, que preencheram a galeria do plenário, com destaque à equipe de gestão da Conselheira Lourdes Lima, que muito admira o legado de Nelson Chaves, e os membros do gabinete do Conselheiro, que participaram ativamente da trajetória de Nelson Chaves no Tribunal.

Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)