TCE-PA participa do Congresso Internacional de Tribunais de Contas

Realizado no período de 9 a 12 de novembro, o “II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas” reuniu Conselheiros, Conselheiros Substitutos e servidores de diversas Cortes de Contas do Brasil para discutir o tema “Os Tribunais de Contas e o mundo em transformação”. Sediado em João Pessoa (PB) de forma híbrida, o Congresso contou com a participação da Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, dos Conselheiros do TCE-PA Cipriano Sabino, Luis Cunha e Odilon Teixeira, e dos Conselheiros Substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza, que prestigiaram a programação do evento ao longo dos seus quatro dias de realização.

No total, foram 11 encontros nacionais e cinco reuniões temáticas no primeiro dia do Congresso Internacional, além de dois painéis específicos do “XXXI Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil” durante o segundo dia da programação.

No dia 11 de novembro, houve dois painéis de debates do “VII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas”. Concomitantemente aos painéis ocorreu o lançamento da quinta edição da "Revista Técnica de Tribunais de Contas" e do quarto volume do livro "Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do Controle", da coleção IRB/Fórum. A última obra possui dois artigos de servidores do TCE-PA: “A Atuação dos Tribunais de Contas nas Ações de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19”, que tem a coautoria do secretário de Representação em Marabá, Rafael Laredo, e “Conflitos de Competência e Atuação Cooperada: Desafios e Perspectivas Intergovernamentais do Controle Externo Brasileiro”, de Dualyson Borba e Fernanda Pantoja.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, esteve entre os agraciados com a Medalha de Mérito Rui Barbosa, concedida durante o evento. A comenda foi recebida simbolicamente em nome da Conselheira pela Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Conselheira Mara Lúcia Barbalho, também condecorada na oportunidade. A honraria é concedida a pessoas de relevante atuação e que contribuíram significativamente para o aprimoramento das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil.

Durante o “II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas” também houve eleição para nova diretoria do IRB, com participação da Conselheira Rosa Egídia como suplente da diretoria na chapa presidida pelo Conselheiro Edilberto Lima (TCE-CE), que estará à frente da entidade. O evento foi encerrado com palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. 

Texto: Ascom TCE-PA
Fotos: Paulo Souza (TCE-PA) e Thercles Silva (divulgação)

 

congressointernacionalE16.11.2021

 Os Conselheiros Cipriano Sabino, Luis Cunha e Odilon Teixeira, do TCE-PA, prestigiaram a programação do Congresso do IRB

 

congressointernacionalG16.11.2021

Os Conselheiros Luis Cunha, Odilon Teixeira, do TCE-PA, e Mara Lúcia Barbalho, do TCMPA, e os Conselheiros Substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza

 

congressointernacionalF16.11.2021

II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas foi uma oportunidade para a troca de ideias sobre os tribunais de contas e as transformações do mundo

 

congressointernacionalD16.11.2021

Conselheiros e Conselheiros Substitutos participaram da sessão do TCE-PA de forma on-line direto do Congresso 

 

congressointernacionalC16.11.2021

Ivan Bonilha, presidente do IRB, entregando a medalha “Mérito de Contas” à Conselheira Mara Lúcia, presidente do TCMPA,

que na oportunidade também representou a presidente do TCE-PA, outra agraciada com a medalha

congressointernacionalB16.11.2021

O Conselheiro Cipriano Sabino e a Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia 

 

congressointernacionalA16.11.2021

A Conselheira Rosa Egídia foi eleita como suplente da diretoria do IRB na chapa presidida pelo Conselheiro Edilberto Lima (TCE-CE)