TCE-PA realiza dia “D” da Campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata

Dia 17 de novembro foi o Dia “D” da Campanha Novembro Azul em todo o mundo, e no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) a data foi marcada para a quarta-feira, 18 de novembro, quando a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida distribuiu aos servidores o laço símbolo da campanha e brindes alusivos à temática, alertando para as vantagens do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha no Tribunal é uma iniciativa da área de Assistência Social, coordenada pelo Conselheiro Luis Cunha, da Secretaria de Gestão de Pessoas, e tem o apoio da Presidência do TCE-PA.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, daí a importância de se fazer periodicamente visitas ao especialista a partir dos 40 anos para a realização de exames específicos.

De acordo com a coordenadora da CSQ, Samara Rodrigues, há o compromisso com os servidores do Tribunal no sentido de trabalhar sempre conceitos relacionados à prevenção de adoecimentos. “Novembro, em especial, é dedicado à saúde do homem, à prevenção ao câncer de próstata. Neste período tentamos tratar de forma lúdica essa temática porque sabemos que há muito tabus. Os homens têm mais dificuldade de agir para a prevenção, só procuram a assistência médica quando já têm um problema instalado, e o nosso objetivo é que consigamos identificar o adoecimento de forma preventiva, porque todas as doenças descobertas no início têm altas chances de cura”, explica Samara, que alertou para a necessidade de se romper com preconceitos.

O assessor Ernani Sabai, do Gabinete do Conselheiro Substituto Daniel Mello, defende o valor da Campanha Novembro Azul. “É importante para os homens porque geralmente não temos os cuidados devidos com o próprio corpo e a gente sabe que a partir de determinada idade é de suma relevância estar acompanhando constantemente a saúde”, disse o assessor.

Lotado na área das Finanças, o servidor Paulo Melo afirmou ser fundamental a prevenção para que nada de ruim ocorra posteriormente. “Nós temos de ter consciência disso. Que Deus venha abençoar quem faz essas campanhas e os médicos que nos incentivam, ajudando o outro para que sempre estejamos nos prevenindo contra o pior”, destacou o servidor.

A Conselheira Lourdes Lima participou do dia “D” da Campanha Novembro Azul deixando a mensagem de que todos devem zelar pela saúde com uma atitude preventiva. “O câncer é uma doença silenciosa e hoje nós estamos aqui nesta campanha incentivando todos os servidores para que se previnam. Estou falando com o sentimento de quem já teve um membro da família que detectou a doença previamente, cuidou-se e hoje, após oito anos, está curado”, relatou a Presidente do TCE.

História – Segundo informações do Ministério da Saúde, a Campanha Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, com a proposta de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco como obesidade e histórico de câncer na família, ou com 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista mesmo na ausência de sintomas para saber mais sobre os possíveis exames a serem feitos, como o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Fotos: André Maia (Ascom TCE-PA)