Conselho Consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso apresenta projetos para 2022

O Conselho Consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) esteve reunido na segunda-feira, 29 de novembro, a fim de apresentar os projetos a serem implementados em 2022.

A Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, que preside também o Conselho Consultivo da Ecav, elogiou o atual trabalho desenvolvido pela Escola de Contas, mesmo em meio às dificuldades inerentes à pandemia, a qual exigiu a transformação da metodologia de ensino com a chegada da tecnologia da informação como principal aliada.

“Temos de incentivar a participação de todos. Sei que não foi fácil trabalhar nos novos moldes, mas percebi o empenho e a dedicação de cada um dos envolvidos. A partir do momento em que os jurisdicionados passam a receber orientações nossas, certamente haverá uma mudança significativa dos procedimentos para melhor”, completou a Presidente, enfatizando o papel da Ecav como orientadora dos jurisdicionados na prestação de contas por meio do Programa Conversando com o Controle Interno. Em 2021, foram realizados quatro módulos temáticos do Programa.

Outra importante realização da Escola de Contas citada pela Conselheira Presidente Lourdes Lima foi a capacitação dos servidores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD.

De acordo com a diretora da Ecav, Kassya Bengston, as ações da Escola para 2022 estão divididas em quatro planos específicos. São eles o Plano de Educação Corporativa, o Plano de Capacitação dos Jurisdicionados, o Plano de Orientação dos Controladores Sociais e o Plano de Capacitação de Membros, este último uma proposta inovadora, sendo o único a entrar em vigor no próximo ano em um tribunal de contas do Brasil. Os planos devem ser submetidos ainda à avaliação dos Conselheiros do TCE-PA.

“Agradecemos o apoio da Presidência que não mediu esforços para nos incentivar a inovar. Esta palavra é uma marca da sua gestão, e a presidente tem nos incentivado a inovar”, disse Kassya.

No tocante aos servidores, as capacitações seguirão as demandas apresentadas pelo último Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) em consonância com as exigências técnicas esperadas pelo TCE-PA. Serão ofertadas trilhas de aprendizagem específicas para cada área da Corte de Contas.

O Conselheiro Substituto Daniel Mello anunciou que a Ecav está em processo de reunião de documentos para solicitar ao Conselho Estadual de Educação a futura certificação de cursos de pós-graduação ofertados pela Escola. O TCE-PA possui atualmente 36 mestres, 5 doutores e 5 doutorandos.

Também participaram da reunião do Conselho Consultivo a secretária de Gestão de Pessoas Alice Loureiro, Patrícia Maciel, da Ecav, e a representante dos servidores, a subsecretária de Tecnologia da Informação Leda Mara Monteiro.

 

conselhoconsultivoecav01.12.2021

O Conselho Consultivo apresentou os projetos a serem implementados  na Escola de Contas Alberto Veloso em 2022