Promotor de Justiça apresenta livro de poesia dedicado a causas femininas

O promotor de Justiça Franklin Lobato Prado fez uma visita de cortesia à Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, e à Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia para apresentar seu novo livro, “100 Páginas de Poesia”. A obra traz diversos poemas dedicados à mulher e ao universo feminino.

Durante o encontro, ocorrido na terça-feira, 30 de novembro, ele entregou exemplares autografados às duas Conselheiras e falou com entusiasmo sobre a nova obra. “São poesias feitas para a mulher, em diversos aspectos. Temos poesia para a mulher idosa, a adolescente, falo ainda sobre amizade, gratidão, sobre uma vida nova, sobre meio ambiente, enfim, são diversos temas que se entrelaçam com a temática feminina”, citou.

Franklin é titular da 3ª Promotoria e está respondendo pela 4ª Promotoria de Violência Doméstica. É, também, promotor eleitoral. “100 Páginas de Poesia” foi elaborado pelo Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Núcleo Mulher), do Ministério Público do Estado do Pará, e pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Teve lançamentos restritos, entre eles um promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), que também assina a edição do livro, e outro no “Congresso Estadual de Violência Domética”.

Na apresentação do livro, Franklin explica que a obra é direcionada “às mulheres que buscam ajuda através da leitura de poemas, versos, métricas, estrofes, rimas, o ritmo para sensibilizar o leitor nas manifestações da arte e da beleza da diversidade de cada alma humana”. Em “100 Páginas de Poesia”, segundo ele, a linguagem literária tem a finalidade de “enfrentar as dores do coração”.

Defensor de que os temas femininos estejam em pauta, o promotor ressalta a importância de se dar espaço para falar, em especial, dos assuntos mais sensíveis. Ele cita que o livro pretende chamar atenção para algumas condutas praticadas por homens “que, na realidade, são violências contra a mulher que precisam ser desnaturalizadas e combatidas”.

“Esperamos que a leitura destas poesias contribua para a eclosão e o desenvolvimento de boas sementes no trabalho com mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e que seja um instrumento para o enfrentamento e o combate a este tipo de violência”, frisa o autor, que ressaltou a relevância do papel das Conselheiras à frente do TCE-PA. “Temos em vocês [Conselheiras] dois baluartes que se preocupam com a questão da mulher, que está cada vez está conquistando mais espaços, abrindo caminho e dando voz a mais mulheres. Isso é muito importante”, destacou Franklin.

A diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Kassya Bengtson, também recepcionou o promotor, que ainda visitou a exposição que narra os 15 anos da Ecav, instalada no Espaço Cultural Clóvis Moraes Rego, no hall do edifício-sede do TCE-PA, até o dia 17 de dezembro, e depois de 7 a 14 de janeiro de 2022.

 

Texto: Esperança Bessa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Bethânia Macêdo (Ascom TCE-PA)

obrapromotorA02.12.2021

O promotor de Justiça Franklin Lobato Prado criou um livro de poemas dedicado às mulheres de todas as idades

 

obrapromotorC02.12.2021

As Conselheiras Lourdes Lima e Rosa Egídia receberam exemplares do livro “100 Páginas de Poesia” durante a visita

 

obrapromotorB02.12.2021

A obra retrata o universo feminino em diversos níveis e fala sobre a amizade, gratidão e a respeito de uma vida nova