Livro do mês da Biblioteca Benedito Frade celebra os 406 anos de Belém

A CAT - Biblioteca Benedito Frade, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), apresenta o destaque do mês de janeiro de 2022 com a indicação para leitura de 18 fascículos sobre a “História de Belém – 400 Anos”, publicados pelo jornal “O Liberal”.

Santa Maria de Belém do Grão-Pará completa no dia 12 de janeiro 406 anos de existência. A cidade nasceu a partir do Forte do Castelo em 1616, na foz dos rios Guajará e Guamá, fruto de um empreendimento da coroa portuguesa para defender o território brasileiro de possíveis invasões estrangeiras.

Mundialmente conhecida apenas como Belém do Pará, a cidade mais importante da Amazônia também recebe os títulos carinhosos de “Cidade das Mangueiras” e “Cidade Morena”. As generosas chuvas por quase todo o ano, tornando-se quase um marcador fixo de compromissos para antes ou depois delas, também marcam presença no cotidiano dos que moram na capital paraense.

A robusta presença das árvores frutíferas originárias da Ásia e plantadas com sucesso no início do séc. XX pelo grande prefeito Antônio Lemos para amenizar o calor do sol do Equador sobre a pele dos paraenses explica esses dois simpáticos “apelidos” da nossa bela e querida cidade.

Quatro séculos depois, Belém do Pará não é a mesma da Belle Époque. Não se parece mais com uma pequena “Paris na América”, como quando adotou uma configuração urbana inspirada naquele centro mundial de cultura de então. Belém tem se transformado sob vários aspectos.

Nossos boulevards, em torno dos quais se construíram palacetes, praças e teatros conheceram a modernidade dos “arranha-céus” e shopping centers; nossos braços de rio se transformaram em canais pavimentados. A “pequena vila de Belém” se tornou em uma metrópole com todas as peculiaridades a elas pertinentes.

À parte das questões relacionadas aos desafios que os governantes enfrentam para resolver os problemas sociais e econômicos de uma grande cidade, como moradores da metrópole da Amazônia somos privilegiados por morar em um lugar tão admirável sob todos os aspectos.

Nossa história, cheia de fatos relevantes, nossa arte e cultura, ricas em suas misturas e originalidades, nosso povo, genuinamente hospitaleiro, nossa atual configuração urbana incrustada nos ambientes naturais que somente na Amazônia existem, são algumas das legítimas razões por que nos sentimos imensamente privilegiados ao comemorar 406 anos de existência.

Não há outro lugar onde desejamos estar. E ansiamos por poder festejar ano após ano o aniversário desta terra onde Deus nos fez nascer, crescer e experimentar a felicidade por estar entre aqueles que amamos.

A todos os moradores de Belém do Pará desejamos uma grande festa pelo aniversário de nossa querida cidade. Feliz aniversário, Belém!

Texto: CAT - Biblioteca Benedito Frade