TCE-PA parabeniza os advogados no dia 11 de agosto

No dia 11 de agosto, será celebrado em todo o Brasil o Dia do Advogado. A profissão está entre as mais valorizadas em nosso país visto a importância da atuação do advogado na defesa de direitos, tanto de cidadãos como de instituições públicas e privadas. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 1,3 milhão de advogados. Até ano que vem, estima-se que serão dois milhões atuando em diferentes áreas como Direito Administrativo, Civil, Tributário, Financeiro, Eleitoral, Trabalhista, entre outras.

O Brasil está na terceira colocação na lista de países com o maior número de profissionais da área no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia, os quais apresentam população cinco vezes maior que a nacional.

A profissão do advogado é regulamentada pela Lei nº 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a principal entidade representativa da categoria em terras brasileiras.

No Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) há vários advogados que trabalham diretamente na fiscalização da utilização de recursos públicos, mais especificamente na análise de prestações e tomadas de contas, observando a aplicação da legislação vigente, bem como dando suporte legal às demais atividades administrativas do TCE.

O TCE-PA parabeniza todos os advogados pelo exercício ético da profissão na busca pela formação de uma sociedade mais igualitária e pelo cumprimento da Justiça a todos os brasileiros, independentemente de origem, classe social, gênero, credo e condições econômicas.