Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea será na sexta-feira, 19

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) estarão juntos no próximo dia 19 de agosto para mais uma campanha de doação de sangue e de medula óssea envolvendo os servidores da Corte de Contas. A campanha organizada pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ) ocorrerá no horário de 8h às 14h, no Largo do Redondo, em frente ao edifício-sede do TCE-PA.

Muitas pessoas são internadas nos hospitais precisando de sangue e o estoque do Hemopa precisa ser mantido para atender esses pacientes. É possível colaborar com esta causa participando da campanha de doação de sangue.

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, estar alimentado no dia da doação, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. É obrigatório apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Após a doação, é preciso ingerir bastante líquido, não fazer exercícios exagerados, não fazer esforço com o braço utilizado para doar sangue e não fumar por duas horas. Homens podem realizar quatro doações no período de 12 meses e as mulheres até três doações em um ano.

Medula – Um dos objetivos da campanha do TCE-PA e do Hemopa é mobilizar servidores para se tornem doadores de medula óssea, que é um tecido vivo que ocupa o interior dos ossos com a função de produção dos componentes do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).

Pacientes com doenças que afetam as células do sangue como leucemias, anemia aplástica e linfomas são os que mais precisam da doação de medula.

Para se tornar um doador é necessário se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O cadastro é efetuado pelo próprio Hemopa, informando-se os dados pessoais, sendo feita uma pequena coleta de sangue para a realização de teste de compatibilidade. É preciso ter entre 18 e 55 anos, não ter diagnóstico de câncer, HIV e doenças autoimunes. No ato do cadastramento, deve-se apresentar o documento original, com foto e assinatura (RG, CNH ou carteira de trabalho).

Se houver compatibilidade com algum paciente, outros exames serão necessários. Em caso de confirmação, o candidato a doador será consultado para decidir quanto à doação.

A medula óssea pode ser retirada por punção ou aférese, com a recomposição em 15 dias da medula. Por punção, o doador é anestesiado, havendo a retirada da medula do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas.
Já pela aférese o doador recebe um medicamento para que as células da medula circulem na corrente sanguínea, possibilitando que sejam retiradas pela veia do braço do doador.

Os dois procedimentos são seguros. Participe desse ato de solidariedade. Para participar, basta fazer o pré-cadastro respondendo ao questionário no link https://www.tcepa.tc.br/pesquisa-doacao-de-sangue