Setin promove palestra “Capacidades Digitais para Governo” marcando o início da elaboração do Plano Estratégico de TI 2023-2028

Como marco inicial das ações planejadas para a construção do Plano Estratégico de TI (Peti) 2023-2028, na segunda-feira, 22, foi realizada a palestra “Capacidades Digitais para Governo”, ministrada por Anderson Cunha, da empresa de consultoria Gartner, especializada em TI, abordando as tendências, desafios e grandes mudanças desta área.

A palestra fomentou a reflexão sobre as atuais exigências do contexto global envolvendo as organizações públicas, onde a oferta dos serviços digitais é imperativa em um cenário onde as mudanças acontecem mais rápidas do que se pode planejar, implicando a necessidade das instituições em se tornarem cada vez mais digitais.

Anderson Cunha enfatizou a necessidade de discussões constantes sobre qual o futuro do TCE-PA no mundo digital e a necessidade de permanente aprimoramento dos produtos, serviços e relacionamentos existentes, além do portfólio de negócios principal, melhorando a experiência do cliente, promovendo cada vez mais a digitalização dos serviços, apoiando e impulsionando a produtividade dos servidores.

Na linha da construção do plano estratégico de TI para os próximos seis anos, o palestrante abordou a temática em como preparar a organização para a aceleração dos negócios digitais por meio do desenvolvimento de um destino digital claro, com o objetivo de descrever o estado desejado do negócio no final do período estabelecido e o caminho a ser percorrido para atingir a meta almejada.

Lembrou que esse desafio exige não apenas a disponibilidade de tecnologia, mas a disponibilidade de uma cultura digital, de uma mentalidade que trabalha a tecnologia como parte do serviço e como parte das atividades finalísticas e das atividades de suporte da organização. A transformação digital é mais do que tecnologia, enfatizou o palestrante.

“Apenas melhorar o que já existe, não é o suficiente. É necessário criar novas tecnologias, transformar a forma como se trabalha, com a criação de novos serviços, estabelecendo propostas para vencer desafios na oferta de serviços que antes eram impensáveis acontecerem por plataforma digital”, disse Anderson Cunha, que afirma ser este o atual cenário de mudanças decorrentes da transformação digital que o mundo está vivenciando.

“Instituições com maior capacidade digital focam em eficiência, redução de custos e maior velocidade na oferta de seus serviços. Inserem a tecnologia digital em seus trabalhos e isso significa um olhar interno diferenciado”, completou Anderson Cunha.

“No Planejamento Estratégico de TI, o TCE-PA vai continuar investindo e avançando em inovação, palavra-chave para a conquista de seus objetivos e metas, em prol de, nos próximos anos, ampliar cada vez mais os serviços digitais ofertados e promover a permanente modernização desta Corte de Contas. Vamos envolver todas as áreas nessa direção”, disse Conselheira Lourdes Lima, Presidente do TCE-PA.

Durante o evento, o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes, realçou que o tribunal já oferece atualmente a maior parte dos serviços, informações e relacionamentos com as partes interessadas, por meio do formato digital e que os gestores estão sempre trabalhando e direcionando investimentos para promover a cultura digital, como é o caso de dois projetos que estão em andamento, o projeto de dados abertos e o projeto inovador na área de Ciência de Dados.

Com a participação da presidente do TCE-PA, todos os secretários, membros do Comitê Diretivo de TI (CDTI), integrantes do Grupo de Trabalho instituído para elaboração do Peti 2023-2028, assessores e gestores convidados, o evento proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos e reflexão construtiva sobre a importância do Planejamento Estratégico da TI no âmbito da Corte de Contas.

 

tecnologiasetinB24.08.2022

Representantes de diversas áreas do TCE-PA assistiram à palestra realizada pela empresa de consultoria Gartner para a construção do Plano de TI 2023-2028

 

setinC26.08.2022

A Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, destacou os esforços em prol da modernização do Tribunal, com foco nas atividades da Secex, Seger e da TI

 

setinA26.08.2022

O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes, está à frente da construção do Peti 2023-2028, que deverá ser finalizado nos próximos meses

 

setinB26.08.2022

A inovação dos serviços do TCE-PA dependerá do engajamento de todo o Tribunal por meio da formação de uma cultura voltada para o empreendedorismo 

 

tecnologiasetinA24.08.2022

A qualificação da força de trabalho, o aprimoramento de processos internos e a definição de metas claras devem basear a construção do Peti 2023-2028