Tribunal de Contas felicita a Atricon pelos seus 30 anos

Nesta sexta-feira, 26, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) completa 30 anos de fundação. O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) também celebra a data, parabenizando seu corpo dirigente durante a sessão plenária de terça-feira, 23.

O Plenário aprovou encaminhamento de felicitações ao presidente da Atricon, conselheiro César Miola (TCE-RS), e demais vice-presidentes e diretores pelos 30 anos de funcionamento da Associação.

Fazem parte da atual diretoria da Atricon biênio 2022-2023 o Conselheiro Odilon Teixeira, diretor da vice-presidência de Relações Jurídico-Institucionais; e a conselheira substituta Milene Dias da Cunha, vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação.

Para a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, os 30 anos da Atricon representam importante marco na organização de instituições representativas no Brasil. “A Associação tem demonstrado ao longo de três décadas o seu compromisso e empenho na busca de um controle externo efetivo, capaz de aprimorar o funcionamento da administração pública, e assim promover o bem comum de nossa sociedade”, disse a Conselheira.

A Atricon está entre as mais relevantes entidades em atividade no país na área de controle, tendo como missão garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos tribunais de contas e de seus membros, atuando no aprimoramento do Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício de sua população.

A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas. Eleita a cada dois anos, a direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais.

Para comemorar seus 30 anos de existência, a Atricon realizará, em conjunto com TCs, cinco encontros regionais entre os dias 26 de agosto e 6 de outubro. A programação de aniversário deve incluir, entre outras iniciativas, lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos que serão desenvolvidos até 26 de agosto de 2023.