TCE Cidadão visita mais uma escola em Ananindeua

No dia 10 deste mês, o Projeto TCE Cidadão desenvolveu ação de fomento ao controle social com 40 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Celeste, no município de Ananindeua.

A ação foi conduzida pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), tendo como facilitadora a pedagoga Vanessa Galvão dos Santos, auxiliada pela equipe composta pelas servidoras Maria Cristina Pina Galvão Maués, Renise Xavier e Fábio Cebolão.

Na oportunidade, dois livros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), um deles alusivo aos 75 anos do Tribunal e o segundo sobre a história de Serzedello Corrêa, foram doados para inclusão no acervo da biblioteca escolar a fim de estimular a leitura por parte de seus alunos.

Durante a apresentação do TCE Cidadão, enfatizou-se a importância da participação dos cidadãos no controle dos gastos públicos a fim de tornar as ações do controle social mais efetivas. A Ouvidoria do TCE-PA foi apresentada aos jovens como um canal oficial de comunicação com a sociedade.

Criado a partir da Resolução nº 18.136/2011, o Projeto TCE Cidadão tem como objetivo difundir informações a alunos e professores de escolas e universidades da rede de ensino pública e privada, à sociedade, às organizações da sociedade civil, às comunidades sobre seus direitos constitucionais e infraconstitucionais para fiscalizar a gestão dos recursos públicos. O Projeto visa ainda prestar esclarecimentos acerca dos aspectos relevantes da atuação do Tribunal de Contas e o seu papel institucional no Estado Democrático de Direito.

 

tcecidadaoA21.11.2022

Quarenta alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Celeste assistiram à apresentação

 

tcecidadaoC21.11.2022

Os servidores da Ecav que participaram da ação educativa no município de Ananindeua