O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abraçou a causa da sustentabilidade elaborando um conjunto de ações que devem promover a gestão eficiente de recursos com vistas ao pleno desenvolvimento institucional – O Plano de Logística Sustentável (PLS).
O documento foi apresentado durante o I Encontro TCE Sustentável, realizado na sexta-feira, 2, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira. Assistiram à apresentação a Conselheira Presidente Lourdes Lima e os Conselheiros Fernando Ribeiro e Luis Cunha.
De acordo com a coordenadora do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade do TCE-PA, Juliana Bulgarelli, o PLS terá duração de cinco anos (2023-2027) e como prioridades a redução do consumo de água, diminuição do consumo de energia elétrica em 15%, bem como a realização de ações de capacitação e sensibilização sobre o tema sustentabilidade.
O Plano tem como objetivo a adesão de 80% dos servidores às práticas sustentáveis previstas, diminuição em 25% da produção de resíduos sólidos no TCE e a destinação adequada desses resíduos em 80%, incluindo a ampliação em 100% das compras sustentáveis aos moldes da Lei nº 14.133/21.
“O PLS é o compromisso do Tribunal como instituição. Ele apenas no papel não tem qualquer valor. O que vale é o comprometimento de cada um de nós para a sua implementação”, recomendou Bulgarelli.
Para acessar o PLS do TCE-PA clique aqui.
Parceiros – A programação do I Encontro TCE Sustentável contou ainda com palestras de autoridades do Executivo e do Judiciário.
O secretário de estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Mauro de Lima Ó de Almeida, palestrou sobre a “Sustentabilidade no Executivo”. Em sua apresentação, destacou as estratégias postas em prática pela Semas, sendo um desafio para o sucesso de qualquer proposta de promoção do desenvolvimento sustentável informações e uma educação de qualidade.
“Devemos trabalhar com metas viáveis e pensá-las com bastante cuidado para não inviabilizar o funcionamento das instituições”, completou Ó de Almeida.
A segunda apresentação foi realizada pela juíza do trabalho titular da 1ª Vara de Parauapebas, Roberta de Oliveira Santos, que expôs as “Ações de sustentabilidade desenvolvidas no âmbito TRT 8ª Região”.
Entre os projetos de destaque do Tribunal do Trabalho estão a coleta seletiva solidária, a política reversa, o descarte adequado de medicamentos, treinamento de servidores, redução do consumo de descartáveis, sinalização dos espaços em braile e realização de oficinas de compostagem e manipulação de resíduos sólidos.
“O meio ambiente é apenas uma dimensão da sustentabilidade. Esta engloba ainda a economia e aspectos sociais. Devemos praticar ações factíveis, mas ao mesmo tempo ousadas para promover a mudança”, comentou a juíza do trabalho.
A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, mais uma vez agradeceu a presença de todos e afirmou que a apresentação do PLS é mais um passo dado no fomento à sustentabilidade. “Quero parabenizar a equipe que, além de realizar o seu trabalho diário, abraçou mais esta tarefa. A sustentabilidade se reflete em nosso ambiente como um todo. Temos que ser exemplo. Que possamos propor atividades que possam contribuir para o bem-estar dessa geração e das gerações futuras”, disse a Conselheira Lourdes Lima.
O Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro elogiou a realização do I Encontro TCE Sustentável considerando o evento uma brilhante iniciativa com a criação de ações que podem ser colocadas em prática no dia a dia envolvendo servidores e jurisdicionados do TCE. “Será um grande passo se conseguirmos envolver as escolas e incluir no currículo a conscientização sobre este tema como matéria obrigatória nas escolas. Não conseguimos transformar uma realidade sem convencimento. Aprendi em termos de gestão e senso de cumprimento do dever para com a sociedade”, disse o Conselheiro Fernando Ribeiro.
A secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do TCE-PA, Lílian Bendahan, agradeceu o apoio da atual gestão do Tribunal de Contas à elaboração do PLS, a qual durou cinco meses. Todos os responsáveis pelo Plano engajaram-se na criação do documento de forma paralela às atividades cotidianas.
Mais informações sobre a atuação do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade estão disponíveis para consulta na página da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepge) na intranet do TCE-PA.
O secretário de estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Mauro de Lima Ó de Almeida, apresentou as ações da Semas
A juíza do trabalho titular da 1ª Vara de Parauapebas, Roberta de Oliveira Santos, lidera as ações de sustentabilidade do TRT-8
A auditora de Controle Externo Juliana Bulgarelli, da Sepge, coordena o Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade do TCE-PA
A secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan, agradeceu o apoio concedido pela atual gestão do TCE-PA à elaboração do PLS
A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, destacou a necessidade do engajamento da instituição com a causa da sustentabilidade
O Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro elogiou a realização do I Encontro TCE Sustentabilidade
O I Encontro TCE Sustentabilidade reuniu servidores de diversas áreas do Tribunal de Contas