No mês de novembro, cerca de 50 técnicos da extensão rural que atuam nos escritórios locais que integram a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) em Marabá participaram de capacitação promovida no auditório da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) naquele município.
Foi realizado o segundo módulo do Encontro de Gestores da Emater-PA, que teve como tema “Ética na Gestão Pública e Qualificação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”.
O evento contou com a participação do presidente da Emater-PA, Rosival Possidônio, além de diretores, coordenadores, assessores, supervisores e chefes regionais e locais.
O auditor de controle externo do TCE-PA José Walter Dias proferiu a palestra de abertura sobre “Ética na Gestão Pública”. Em sua explanação, o servidor demonstrou a origem etimológica da ética e como deve ser aplicada à gestão pública, tendo por premissa, além dos princípios norteadores da Administração, as quatro virtudes cardeais (temperança, fortaleza, prudência e justiça).
José Walter expôs como essas virtudes estão dispostas de forma expressa e implícita no Código de Ética e Integridade da Emater-PA e como elas podem e devem iluminar, de forma refletida, a ação do agente público, considerando a experiência humana e os princípios que possibilitam uma percepção clara de como se deve ou não agir.
O auditor de controle externo do TCE-PA José Walter Dias proferiu a palestra de abertura sobre “Ética na Gestão Pública”
Cinquenta técnicos da extensão rural que atuam nos escritórios locais da Emater-PA estiveram na palestra
O secretário de representação de Marabá, Rafael Larêdo, em companhia dos técnicos da Emater-PA