A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, esteve na posse do novo corpo diretivo do Tribunal de Contas da União (TCU), ocorrida nesta quarta-feira, 14, em Brasília (DF).
Foi empossado no cargo de presidente do TCU para o biênio 2023-2024 o ministro Bruno Dantas. Assumiu a vice-presidência o ministro Vital do Rêgo, que também exercerá a liderança da corregedoria daquele Tribunal.
“O TCU é referência para os tribunais de contas estaduais. Fazemos votos de sucesso à gestão dos ministros Bruno Dantas e Vital Rêgo”, disse a Conselheira Lourdes Lima.
Bruno Dantas já ocupava interinamente a presidência da Corte de Contas federal desde o mês de julho, em razão da aposentadoria da ministra Ana Arraes. No dia 10 de julho, participou como palestrante do Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, em comemoração dos 75 anos do TCE-PA.
A cerimônia de posse contou com a presença do futuro presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.
O presidente do TCU é formado em Direito, tendo sido consultor do Senado por quase 12 anos. Fez parte ainda do Conselho Nacional de Justiça (biênio 2011/2013) e do Conselho Nacional do Ministério Público (biênio 2009/2011). Em 2014, foi indicado pelo Plenário do Senado Federal para assumir o cargo de ministro do TCU.
A Conselheira Presidente Lourdes Lima participou da cerimônia de posse da nova diretoria do TCE para o biênio 2023-2024
O ministro Bruno Dantas faz parte do TCU desde 2014, quando foi indicado ao cargo de ministro por indicação do Senado Federal
Os ministros Bruno Dantas e Vital Rêgo estarão à frente do TCU nos próximos dois anos