O paraense Jader Barbalho Filho foi empossado no cargo de ministro das Cidades na última terça-feira, 3, em cerimônia em Brasília-DF.
O Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Fernando Ribeiro, esteve presente na cerimônia de posse representando a instituição.
Em seu discurso durante a solenidade, Jader Filho disse que em sua gestão priorizará a área social. Entre as principais ações a serem feitas está a retomada das políticas habitacionais, como o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Recriado pelo Governo Lula, o Ministério das Cidades será novamente responsável pela política habitacional no Brasil, possuindo a missão de promover o acesso à moradia digna às camadas populares, com padrões mínimos de sustentabilidade e segurança, sempre com o objetivo de diminuir o número de sem-tetos no País.
A expectativa é que o programa “Minha Casa, Minha Vida” tenha um orçamento de R$ 10 bilhões em seu primeiro ano. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o déficit de habitações alcança a marca recorde de 5,9 milhões de unidades, considerando todos os estados brasileiros.
Investimentos em saneamento básico e o diálogo com os movimentos sociais estão entre as prioridades enquanto for titular do Ministério das Cidades, tendo sido criada a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos para o desenvolvimento de ações nesses segmentos.
O ministro das Cidades recém-empossado, Jader Barbalho Filho, e o Conselheiro Corregedor do TCE-PA, Fernando Ribeiro
O ministro disse que priorizará políticas públicas habitacionais para reduzir o déficit de moradias no Brasil, que chega a 5,9 milhões de unidades
Jader Barbalho Filho após a assinatura do Termo de Posse como ministro das Cidades