TCE-PA inicia a primeira campanha de saúde em 2023 com roda de conversa sobre os efeitos das tecnologias na saúde mental das pessoas

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), realizou a roda de conversa: “Os efeitos das tecnologias e redes sociais na saúde mental” com a participação da jornalista Nathália Kahwage, do psiquiatra Raphael Luna e da psicóloga Roberta Rios.

A ação faz parte da campanha Janeiro Branco que busca conscientizar os servidores sobre o uso saudável das tecnologias e redes sociais, com o objetivo de reduzir os impactos de seu uso abusivo e auxiliar na identificação de comportamentos prejudiciais para a saúde mental e emocional.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora da CSQV, Samara Rodrigues que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a psicóloga Márcia Reginy falou sobre a importância de abordagem da temática dando exemplos pessoais sobre o autocuidado com a saúde mental.

A jornalista Nathália Kahwage abriu as apresentações falando sobre as novas formas de uso das redes sociais, suas características e principalmente formas de apropriação em uma sociedade cada vez mais midiatizada pelas tecnologias, ressignificando a cultura e formas de consumo de conteúdos, especialmente entre os jovens que muitas vezes as utilizam como principal forma de informação, além dos discursos de ódio que acabam se propagando nos meios e causando grandes prejuízos à saúde mental.

Estudos indicam que há vários tipos de patologias na vida das pessoas causados pelo uso inapropriado da internet, como afirmou o Dr. Raphael Luna, como sofrimentos mentais, dificuldades de concentração, distúrbios de sono e transtornos alimentares especialmente na infância e adolescência e deu dicas de cuidados e prevenções a esses tipos de adoecimentos como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, cuidar da espiritualidade e buscar ajuda profissional quando necessário.

Finalizando a roda de conversa, a psicóloga Roberta Rios enfatizou que as redes sociais não podem substituir as relações físicas e presenciais. É necessário desacelerar processos cotidianos, aprender a extrair aspectos positivos da tecnologia e gerenciar o tempo de uso dos meios em qualidade e quantidade, especialmente na educação das novas gerações que precisam aprender a lidar com o mundo digital.

A equipe de saúde do Tribunal se coloca à disposição do corpo funcional para atendimentos internos de forma a garantir melhor qualidade de vida aos servidores da Corte de Contas, realizando avaliações quanto à saúde mental e emocional destes para não comprometer o desempenho profissional e suas relações sociais como um todo.

 

20230120 123146

 

WhatsApp Image 2023 01 20 at 14.33.12

 

20230120 111345

 

20230120 105840

 

20230120 111058

 

20230120 114154