Tribunal de Contas lança livro “Escola de Contas Alberto Veloso - Memorial 15 anos”

A Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), lançou na quarta-feira, 25, livro comemorativo alusivo aos seus 15 anos de funcionamento em cerimônia realizada no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, edifício-sede do Tribunal.

O livro “Escola de Contas Alberto Veloso - Memorial 15 anos” apresenta a trajetória da unidade em uma década e meia, tendo como missão difundir conhecimento para o aprimoramento do controle externo e fomentar o controle social, com vistas à efetividade da gestão dos recursos públicos.

Estiveram presentes no lançamento da publicação a Conselheira Presidente do TCE-PA Lourdes Lima, a Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes e o Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro e os Conselheiros Cipriano Sabino, Luís Cunha e Odilon Teixeira. Os Procuradores de Contas Stephenson Victer, Felipe Rosa Cruz, Deíla Maia, Danielle da Costa, além do Procurador-Geral de contas Patrick Mesquita também prestigiaram o evento.

A diretora da Ecav, Kassya Lessa Bengtson, destacou a atuação de cada um dos membros do TCE-PA, secretários, facilitadores, servidores e diretoras da unidade que não mediram esforços para fazer da Escola de Contas um espaço de formação cidadã e profissional. “Os nossos sinceros agradecimentos pelo compromisso, dedicação e seriedade, pelo tempo dispensado em ensinar e assim contribuir de forma efetiva na qualificação de servidores e de cidadãos”, disse Kassya.

Coordenador da Ecav, Conselheiro Luis Cunha afirmou ser uma ocasião para se festejar. “Sinto-me imensamente honrado e feliz por fazer parte de uma instituição que tem espaço para o conhecimento, que capacita Conselheiros, servidores e jurisdicionados como é o nosso TCE-PA há 15 anos com a Escola de Contas. Temos que festejar porque uma instituição séria que se preze tem que investir no conhecimento de forma permanente”, disse.

O Conselheiro Substituto Daniel Mello, que conduziu o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Programa Pedagógico de Curso (PPP) da Ecav, falou sobre o apoio recebido da Presidência do TCE-PA durante o período em que fez parte do Conselho Consultivo da Escola. Ele deu ênfase à história de vida da Conselheira Lourdes Lima, que enfrentou obstáculos para obter uma educação adequada, mantendo a preocupação, nos dias atuais, com a formação dos servidores do Tribunal.

Em nome do MPC-PA, o Procurador de Contas Stephenson Victer evidenciou a atuação decisiva das mulheres para o sucesso da Escola de Contas e a importância da unidade para o controle externo. “A Ecav possui um papel transformador. Tenho muita honra de ter participado desta trajetória, seja atuando como facilitador, na oferta de treinamentos com o MPC-PA ou mesmo ao lado do TCE-PA”, confidenciou.

Conselheira Lourdes Lima também agradeceu a dedicação de todos aqueles que fizeram parte dos 15 anos da Ecav. “Vocês todos ajudaram muito a construir a Escola e o momento é de compartilhar o que foi feito. É importante dar continuidade ao que já foi realizado. Hoje, serão premiados por terem deixado um grande legado”, falou a Presidente do TCE-PA.

Os Conselheiros, Conselheiros Substitutos e Procuradores de Contas, secretários do TCE-PA, facilitadores e servidores da Ecav foram contemplados com certificados pelo apoio prestado às atividades educacionais desenvolvidas. Na ocasião, as ex-diretoras da Ecav Vera Ruth de Carvalho Fidalgo, Maria de Jesus Amaral Damasceno, Mariúcia de Fátima Santos Dias de Lacerda, Karla Lessa Bengtson, Eliana Ecila Gomes e Silva e Kassya Lessa Bengtson também receberam certificados em reconhecimento pelo período em que estiveram à frente da unidade.

História - A obra “Escola de Contas Alberto Veloso - Memorial 15 anos” comporta os principais fatos que marcaram os últimos 15 anos da Ecav, trazendo informações e imagens sobre as principais ações educacionais promovidas pela Escola, que no último biênio de 2021-2023 capacitou sete mil pessoas, entre Conselheiros, servidores e jurisdicionados.

No período pandêmico, a Escola de Contas continuou funcionando a fim de cumprir com a sua missão institucional, quando se reinventou e buscou novas formas de promover o aprendizado e o crescimento profissional do corpo funcional do TCE-PA.

No mesmo período, foram disponibilizadas mais de 40 mil horas de cursos divulgados pela Ecav, seja na modalidade presencial, online ou híbrida, com vistas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

 

 

escoladecontasQ26.01.2023

escoladecontasP26.01.2023

escoladecontasN26.01.2023

escoladecontasK26.01.2023

escoladecontasM26.01.2023

escoladecontasA26.01.2023

escoladecontasO26.01.2023

escoladecontasH26.01.2023

escoladecontasG26.01.2023

escoladecontasI26.01.2023

escoladecontasL26.01.2023

escoladecontasJ26.01.2023

escoladecontasF26.01.2023

escoladecontasD26.01.2023

escoladecontasE26.01.2023

escoladecontasC26.01.2023

escoladecontasB26.01.2023