Dia Internacional da Mulher é lembrado com homenagens a servidoras no TCE-PA

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) com homenagens às servidoras da instituição. Comemorada em todo o mundo no dia 8 de março, a data simboliza a luta feminina por reconhecimento, respeito e conquista de mais espaço nos mais diversos segmentos da sociedade.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher começou às 8 horas, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, contando com a participação de servidoras de todas as áreas do TCE-PA.

A Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes deu início à homenagem ressaltando o papel de cada uma das mulheres que fazem parte do Tribunal de Contas e que muito se dedicam por este órgão de controle externo.

“Todos os dias emprestamos nossa energia e nossas competências para o engrandecimento desta Corte. É um dia de homenagem e de reflexão. É certo que nós mulheres já obtivemos muitas conquistas, mas ainda temos muito o que lutar por igualdade, reconhecimento e respeito”, disse a Presidente do TCE.

Conselheira Rosa Egídia destacou ainda que o TCE-PA é a única corte de contas do Brasil presidida por uma mulher. “Agradeço o apoio que tenho recebido na nova gestão e parabenizo todas as servidoras pelo nosso dia, por nossas conquistas, pela nossa luta diária. Parabéns pelo esforço dedicado em transformar esta Corte de Contas, o nosso estado e o nosso país”, completou.

O Coral Conselheira Eva Andersen Pinheiro encantou as participantes do evento ao interpretar canções marcantes que aludem ao universo feminino. As músicas “Flor do Destino”, de Nilson Chaves, “Coisa bonita”, de Roberto Carlos, e ”Mulher brasileira”, de Benito de Paula, embalaram a alegria de cada uma das mulheres que receberam aclamações no Tribunal de Contas.

Agradecimento - Quem esteve no Auditório Ministro Elmiro Nogueira não deixou de manifestar o contentamento pela lembrança do Dia Internacional da Mulher. Para Cristiana Soares, da 3ª Controladoria de Contas de Gestão, a data é importante para que as mulheres saibam da sua real importância como pessoas capazes de muitas realizações. “Acho muito bacana a iniciativa do TCE em comemorar o Dia Internacional da Mulher. Eu vejo que existe uma grande união na instituição. É como se o Tribunal dissesse que nós temos um grande valor”, comentou a servidora.

Raíssa Ávila, da Controladoria de Aposentadorias e Pensões, também acredita na importância da celebração, a ser lembrada por representar um engajamento histórico de milhares de mulheres por melhores condições de trabalho e por mais dignidade na vida em sociedade. Para ela, “o TCE cumpre a sua missão de valorizar as servidoras e as mulheres que precisam dos serviços do Tribunal”, revelou.

Para a subsecretária de controle externo do TCE-PA, Fernanda Pantoja, o dia 8 de março é duplamente especial, já que também faz aniversário no mesmo dia. As mulheres têm um papel muito representativo na vida de Fernanda, sendo símbolos de força e de determinação. “Minha mãe e avó são os meus melhores exemplos. As mulheres se esforçam muito para serem mães, profissionais, esposas e namoradas. São de uma representatividade ímpar na sociedade. No TCE também tenho as melhores referências, com muitas servidoras ocupando cargos de relevância no Tribunal”, falou a subsecretária de controle externo.

A programação pelo Dia Internacional da Mulher no TCE-PA continuou com a abertura da exposição “Las Mujeres”, do artista plástico Antônio Ubiraci da Costa e Silva, conhecido como “Bira”, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo.

 

diadamulhernotceA08.03.2023

diadamulhernotceF08.03.2023

diadamulhernotceB08.03.2023

diadamulhernotceG08.03.2023

diadamulhernotceD08.03.2023

diadamulhernotceE08.03.2023

diadamulhernotceC08.03.2023