Escola Lauro Sodré aprende mais sobre o controle social com o TCE Cidadão nas Escolas

O TCE Cidadão nas Escolas, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), prossegue em agosto com diversas ações educacionais. A última ocorreu na sexta-feira, 25, na Escola Estadual de Ensino Médio Lauro Sodré, no bairro do Marco, em Belém.

Sessenta e três alunos assistiram à apresentação da auditora de controle externo Andréa Martins Cavalcante, servidora da Corregedoria do Tribunal.

Durante a ação, os estudantes aprenderam mais sobre a origem dos recursos públicos, as instituições que os administram, o papel do Tribunal de Contas como instituição fiscalizadora e que também orienta seus órgãos jurisdicionados e a obrigatoriedade da prestação de contas em cumprimento das Leis de Responsabilidade Fiscal, da Transparência e de Acesso à Informação, entre outros importantes assuntos relacionados ao controle externo e social.

A Ouvidoria do TCE-PA também foi destaque, sendo o principal meio de comunicação da Corte de Contas, o qual visa assegurar ao cidadão a participação direta na melhoria da atuação do Colegiado. A unidade recebe solicitação de informações, elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias.

Participaram do TCE Cidadão nas Escolas os auditores de controle externo Leonardo Rodrigues e Renise Xavier, a assessora de gabinete Angélica Alves e o técnico de controle externo Jairo Soares.

O TCE Cidadão nas Escolas foi criado em 2011, após proposição do Conselheiro aposentado Nelson Chaves, com o objetivo de incentivar o exercício do controle social pelos jovens estudantes da rede pública e privada de ensino. Além do TCE Cidadão nas Escolas há ainda os Projetos TCE Cidadão Universitário e TCE Cidadão Comunidade.

 

TCECidadaoSodreA28.08.2023

TCECidadaoSodreD28.08.2023

TCECidadaoSodreB28.08.2023

TCECidadaoSodreF28.08.2023

TCECidadaoSodreG28.08.2023

TCECidadaoSodreE28.08.2023

TCECidadaoSodreH28.08.2023

TCECidadaoSodreI28.08.2023

TCECidadaoSodreC28.08.2023