Sessão Plenária: Presidência do TCE-PA parabeniza Ampcon pelos seus 38 anos e lança Boletim Informativo “Controle Público”

Na sessão plenária de terça-feira, 12, a Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes parabenizou a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) pelos seus 38 anos de fundação, celebrados no último dia 4 de setembro.
A história da Ampcon é marcada pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e da cidadania, tendo entre as suas lideranças muitos representantes do estado do Pará.

O Pleno aprovou moção de congratulações à Associação, ao seu presidente João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, e à Diretoria, que tem entre seus membros os Procuradores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) Patrick Bezerra Mesquita, como 1ª Diretor-Executivo, e Silaine Vendramin, como Vice-Presidente.

Comunicação - A Presidente do TCE-PA comunicou aos seus pares o lançamento do mais novo meio de comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Boletim Informativo “Controle Público”, em formato totalmente digital.

Com periodicidade bimensal, a publicação apresenta aos seus leitores as principais ações da Corte de Contas e outras iniciativas de interesse da sociedade. O informativo tem como público-alvo membros e servidores do Tribunal, órgãos jurisdicionados do TCE-PA, profissionais da imprensa e instituições do Sistema Tribunais de Contas.

O Boletim faz parte do Plano de Gestão do Biênio 2023-2024 da Presidência do TCE-PA e tem como compromisso atender aos critérios de transparência da Administração Pública, divulgando os projetos e demais iniciativas colocadas em prática pelo Tribunal de Contas.

O Informativo está disponível para leitura e download no Portal do TCE-PA. Clique aqui para ver a publicação.

Capacitação - Na mesma sessão, Conselheira Rosa Egídia destacou a participação da Presidência no curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, que ocorreu no período de 4 a 6 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a capacitação proporcionou conhecimentos técnicos acerca da quantificação de benefícios advindos com a atuação dos Tribunais de Contas a partir da experiência do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), a fim de possibilitar a implantação, em âmbito nacional, da metodologia contemplada no Manual de Quantificação de Benefícios da Atricon, como forma de fortalecimento da imagem do Sistema Tribunais de Contas perante a sociedade e de demonstração do impacto positivo da atividade de controle exercida por seus integrantes.

Também participaram do curso pelo TCE-PA o Conselheiro Substituto Julival Rocha, o chefe de Gabinete da Presidência Diógenes Fiorese, a secretária de controle externo Ana Paula Maciel, a secretária de controle interno Andréa Xerfan, a secretária de tecnologia da informação Leda Mara Monteiro, o Coronel PM Fabrício Bassalo, do Gabinete Militar, e a titular da 1ª Controladoria de Contas de Gestão, Priscila Nascimento.