Rito da Bênção reúne membros e servidores do TCE-PA em homenagem à Virgem de Nazaré

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas (MPC-PA) experimentaram uma manhã especial na segunda-feira, 2 de outubro, ao receberem a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, às vésperas do Círio em homenagem à Virgem Maria, que será iniciado no próximo dia 8, com a Grande Procissão de Domingo.

A chegada da visitante foi marcada pela emoção dos fiéis e com hinos de louvor entoados pela banda de música da Polícia Militar. Cada participante fez as suas preces de agradecimento, renovou pedidos por novas bênçãos e proferiu as suas súplicas por causas particulares em seu íntimo.

O Rito da Bênção deste ano foi celebrado pelo padre barnabita Francisco Maria Cavalcante, da Basílica Santuário de Nazaré, no estacionamento do edifício anexo IV – Auditor Benedito Nunes, onde um grande número de devotos lotou o espaço para manifestar sua fé e vontade de viver dias melhores.

Na Leitura da Palavra de Deus, refletiu-se sobre o primeiro milagre de Jesus Cristo, ocorrido durante as Bodas de Caná, conforme o relato do Evangelho do Apóstolo São João (Jo 2:1–11). Maria pede ajuda ao Seu Filho Jesus, pois o vinho da festa para os convidados estava acabando. De acordo com o Padre Francisco Maria Cavalcante, naqueles tempos faltar algo em um casamento era um sinal de mau presságio. Ao interceder pelos noivos, Maria talvez não quisesse que o casal ficasse marcado por esse fato, sendo uma pessoa importante para a primeira manifestação do poder divino de Jesus Cristo.

“A devoção à Nossa Senhora de Nazaré transformou a nossa história, transformou gerações. A Imagem de Maria foi encontrada em um antigo igarapé por um filho desta terra, Plácido. Somos continuadores desse legado. Nos seus 90 anos, Plácido confidenciou ao bispo da época que nunca tinha erguido uma casa digna para Nossa Senhora de Nazaré. A capela construída à Virgem era de palha e barro, mas o bispo respondeu que o coração do pescador era o melhor lugar onde Maria poderia morar. Que possamos edificar a mesma casa digna e honrada para Nossa Senhora de Nazaré aqui no Tribunal de Contas”, disse o padre Francisco Maria Cavalcante.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, agradeceu a presença dos membros e servidores do Tribunal de Contas e também do MPC-PA e falou da importância da fé na intercessão da Virgem Maria.

“A cada evento neste Tribunal, somos envolvidos por um amor que sempre existiu no nosso dia a dia. Mas nesse momento o expressamos muito mais, principalmente com a presença do Padre Cavalcante que, com o seu canto, leva-nos para muito mais próximo de Nossa Senhora de Nazaré. Vamos pedir a Ela (Maria) que nos abençoe, que continuemos a cumprir a nossa missão, fazendo o que a sociedade espera de nós, trazendo a fé que hoje manifestamos. Façamos o que Ela disse aos convidados das Bodas de Caná: façamos a vontade do Filho Dela. Peça a Ela, que é a nossa intercessora”, disse a Conselheira Presidente Rosa Egídia aos servidores e demais presentes no Rito da Benção.

A visita da Imagem Peregrina deu início à programação do Círio de Nazaré no Tribunal de Contas, a qual se completa com a abertura das exposições Canoas de Promesseiros e Mãos de Fé.

 

ritodabencaoH03.10.2023

RitoTCEF04.10.2023

santamariaconselheiraB04.10.2023

RitoTCEE04.10.2023

ritodabencaoconsciprianosabino04.10.2023

RitoTCEH04.10.2023

ritodabencaoF03.10.2023

RitoTCEG04.10.2023

RitoTCED04.10.2023

RitoTCEB04.10.2023

ritodabencaoC03.10.2023

ritoTCEPA02.10.2023

RitoTCEC04.10.2023

santamariaconselheiraA04.10.2023

ritonazareTCE04.10.2023