Personalidades de destaque do cenário nacional foram homenageadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira, 4, em Brasília (DF) durante sessão solene extraordinária de outorga do Grande Colar do Mérito da Corte de Contas federal. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes.
Os agraciados com o Grande Colar do Mérito do TCU foram o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, o artista plástico Jailson Marinho, o jornalista Jânio Sérgio de Freitas Cunha, o médico cardiologista Roberto Kalil Filho e a médica neurofisiologista Márcia Waddington Cruz. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também recebeu a homenagem na categoria instituição.
Conduzida pelo Presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, a cerimônia teve como orador em nome de todo o Tribunal o também ministro do TCU Benjamin Zymler. O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski discursou representando os homenageados.
Criado em 2003, o Grande Colar do Mérito do TCU condecora personalidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tornaram-se merecedoras da distinção.
O agraciamento é comprovado mediante diploma expedido pelo chanceler da insígnia, o Presidente da instituição.
A escolha dos contemplados é feita, em sessão especial, pelo Conselho do Grande Colar, composto pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelos ministros titulares do TCU.
Magna Carta – A Conselheira Presidente Rosa Egídia também participou, na quarta-feira, 4, do lançamento do livro “A Constituição da Democracia em seus 35 Anos", coordenado pelos ministros do STF Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso e pelo desembargador federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, publicado pela Editora Fórum. A cerimônia ocorreu no Átrio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do edifício-sede do STF.